PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - UECE 2022.1 - No que concerne às principais características que definem a geografia regional do Brasil,

UECE 2022.1 - No que concerne às principais características que definem a geografia regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira. 
A) A vasta extensão de suas chapadas, a pobreza mineral e em nutrientes do solo e a diversidade e complexidade de seus ecossistemas fazem com que a região Centro-Oeste ainda seja um ambiente relativamente intocável, com destacada preservação do seu bioma original. 
B) No Brasil, com exceção das Regiões Sul e Sudeste, todas as demais regiões recebem vultosos benefícios do programa do Governo Federal denominado Bolsa Família, o que se deve à redefinição dos fluxos migratórios de retorno no sentido Centro-Periferia do Território Nacional. 
C) O rápido desenvolvimento da Região Sudeste do Brasil provocou uma desconcentração da sua atividade industrial, tornando estados como São Paulo e Rio de Janeiro grandes centros financeiros e de serviços, porém sem expressão produtiva industrial. 
D) Muitas transformações ocorreram na região Nordeste, em especial o desenvolvimento da atividade industrial, o crescimento de importantes áreas metropolitanas e a expansão da fronteira agrícola, com o cultivo da soja na região denominada Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e da fruticultura em áreas de agricultura irrigada.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: