PUC-RIO 1998 - "A partir de 1960, a eliminação de vários ramais antieconômicos fez com que a extensão das ferrovias diminuísse de 38.280 km (1960) para 30.177 km (1991). Enquanto isso, no mesmo período, a extensão das rodovias passou de 476.938 km (1960) para 1.661.849 km (1991)."
Geografia do Brasil. Coelho, M.A. Ed. Moderna, SP, 1995
O texto mostra que, na economia brasileira, ocorreu uma clara opção pelo rodoviarismo.
a) Apresente dois argumentos que mostrem vantagens da utilização das rodovias.
b) Apresente duas razões que expliquem a diminuição das ferrovias.
RESPOSTA:
A)
- Traçados mais racionais;
- maior rapidez;
- maior facilidade de obter frete de retorno devido a sua flexibilidade, etc;
- custos menores na implantação das rodovias.
B)
- As diferentes ferrovias não se integravam em rede devido às bitolas diferentes. A transformação da economia - do modelo agrário-exportadora para o urbano-industrial - trouxe a decadência das ferrovias que, agora, não podiam atender às novas necessidades surgidas com a mudança da economia.
- Traçados obsoletos, baixa velocidade de deslocamento, precariedade da prestação dos serviços devido ao equipamento antiquado, etc.
- Supressão dos ramais antieconômicos (ineficiência do serviço).
- Política oficial: as ferrovias em segundo plano.
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