PUC-RIO 1998 - "O desenvolvimento do sistema de crédito rural, os subsídios diretos à tecnificação e os incentivos dados à exportação foram os instrumentos básicos para promover a expansão da propriedade capitalista no campo brasileiro. Esse processo articulou a grande empresa agrícola às indústrias química e mecânica.
Considerada em seu conjunto, grande parte da modernização da agricultura brasileira pode ser resumida na introdução e difusão do cultivo da soja. A rápida expansão da área cultivada, abrindo a fronteira ecológica dos cerrados para a agricultura, é explicada pela importância do chamado "complexo soja" - grãos, farelo, óleo -, que representa, hoje, aproximadamente 15% do valor das nossas exportações."
Brasil, uma nova potência regional na economia mundo. EGLER, C.A.G.
(com pequenas adaptações) Bertrand Brasil, RJ, 1993
A partir do texto, apresente duas características da grande empresa agrícola.
RESPOSTA:
- O grande emprego de equipamentos mecânicos e produtos químicos produz uma forte integração entre o setor agrícola e o industrial. Por isso a expressão "agricultura industrializada".
- A crescente mecanização liberou mão-de-obra e tornou a atividade agrícola mais especializada. A mão-de-obra é mais qualificada e a relação de trabalho é o assalariamento.
- O investimento na compra da terra exige lucros elevados. No Centro-Sul a grande empresa agrícola está associada às necessidades das indústrias e dependente dos fluxos financeiros.
- A grande empresa agrícola se realiza em grandes propriedades. Observa-se uma concentração da propriedade agrícola.
- A modernização da base técnica indica uma agricultura capitalizada, com elevada produtividade e uma margem de lucro mais segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário