PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FMP 2016 - Para quem é real a rede urbana?

FMP 2016 - Para quem é real a rede urbana?

Na grande cidade, há cidadãos de diversas ordens ou classes, desde o que, farto de recursos, pode utilizar a metrópole toda, até o que, por falta de meios, somente a utiliza parcialmente, como se fosse uma pequena cidade, uma cidade local. A rede urbana, o sistema de cidades, também tem significados diversos segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos aí presentes (...). Na outra extremidade, há os que nem podem levar ao mercado o que produzem, que desconhecem o destino que vai ter o resultado do seu próprio trabalho, os que, pobres de recursos, são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços e das carências locais.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. p.112.

A situação descrita sobre a realidade dos cidadãos, em relação à grande cidade e à rede urbana, se refere diretamente ao processo de
a) alienação sociopolítica dos consumidores 
b) segregação socioespacial dos habitantes 
c) gentrificação das áreas centrais 
d) periferização das atividades produtivas 
e) verticalização de bairros suburbanos

RESPOSTA:
Letra B.
No texto, a alternativa B pode ser evidenciada no trecho "A rede urbana, o sistema de cidades, também tem significados diversos segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos aí presentes (...). Na outra extremidade, há os que nem podem levar ao mercado o que produzem, que desconhecem o destino que vai ter o resultado do seu próprio trabalho, os que, pobres de recursos, são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços e das carências locais".

Nenhum comentário: