FMJ 2021 - O que precisamos, agora, não é apertar fortemente os coletes, mas adotar um humor de expansão, de atividades – fazer coisas, comprar coisas, produzir. [...] O mesmo é verdadeiro, e até mais, em relação ao trabalho da autoridade local. Este é o tempo de as municipalidades serem empenhadas e ativas em todos os tipos de melhoramentos importantes. [...] podemos, de qualquer forma, fazer algo por nós mesmos, e que esse algo deve assumir a forma de atividade, de realizações, de gastos, de lançamento de grandes empreendimentos.
(John M. Keynes. Ensaios econômicos, 1976.)
O excerto foi tirado de uma palestra radiofônica feita pelo economista britânico John Maynard Keynes, em janeiro de 1931. Sua posição sobre a economia era
a) estatista e propunha o controle governamental dos investimentos bancários na produção de mercadorias.
b) crítica à globalização dos capitais e sugeria a formação de um mercado comum entre as economias europeias.
c) anticapitalista e defendia a divisão dos lucros das corporações industriais com os operários. d) contrária ao liberalismo econômico e visava encaminhar soluções para a crise econômica. e) monetarista e considerava a inflação dos preços das mercadorias como a causa principal da depreciação dos salários.
RESPOSTA:
Letra D.
A crise de 1929 é considerada como uma crise do livre mercado, alguns afirmam que o liberalismo é o grande responsável por ela, mas se analisarmos com mais profundidade, o que levou a crise, foi a falta de controle dos mercados e não os mercados propriamente ditos, assim precisamos do estado para regulamentar o mercado criando critérios mínimos para que este não extrapole as regras. A questão, faz referência a New Deal plano econômico que por meio da intervenção estatal trouxe solução a crise do período, surgindo a partir deste momento uma regulação mais efetiva do mercado com o um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário