FMJ 2015 - No 4 de junho de 1989, o governo chinês colocou fim aos dois meses de ocupação estudantil da praça central da capital, Pequim, graças a uma violenta intervenção militar, que provocou a morte de mais de 2 mil pessoas e deixou outros milhares de feridos, segundo dados da Cruz Vermelha chinesa. Tida como um dos mais importantes episódios da história recente da China, a contestação contra o regime do Partido Comunista Chinês (PCC) continua banida dos livros escolares e é tema censurado no país.
(www.bbc.co.uk/portuguese. Adaptado.)
A respeito do contexto histórico, no qual os protestos da China se inserem, é correto afirmar que
a) o movimento chinês, embora derrotado, fez parte de uma onda de mobilizações populares que resultou na queda do Muro de Berlim e na dissolução da URSS.
b) o desmoronamento das burocracias socialistas ocorreu primeiro na China, estendendo-se para o leste europeu.
c) o governo chinês conseguiu massacrar e derrotar o movimento pró-democracia, contribuindo para a manutenção dos regimes socialistas europeus.
d) as lutas pela liberdade e reformas democráticas foram impulsionadas pela glasnost, criada no bloco de países capitalistas.
e) o movimento chinês foi o primeiro de uma série de contestações que resultaram na queda do socialismo na Coreia do Norte e no Vietnã.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário