UniCesumar 2015 - O geógrafo Milton Santos costumava chamar a capacidade de um território qualquer de permitir a circulação de bens e relações sociais de fluidez do território. Considerando o território brasileiro sob esse ponto de vista podemos afirmar que
a) relações sociais alimentam-se tanto da circulação de informações quanto da de bens com fisicabilidade e volume (mercadorias, por exemplo), mas é nesse último aspecto que o território brasileiro é muito mais fluido.
b) o território é bem fluido, pois nas grandes extensões as infraestruturas custam menos pelo ganho de escala nas grandes distâncias, e também pela pequena proporção de obstáculos gerados pelos ambientes construídos.
c) o fato de o território ser mais fluido em relação à circulação de mercadorias e pessoas se deve ao fato de que as infraestruturas para essa finalidade são mais baratas do que as de circulação de informações, como prova o aumento da circulação aeroviária no país.
d) quanto às informações, o território é bem fluido, pois nas últimas décadas ele foi equipado diretamente com infraestruturas de comunicação, mas também porque o advento dos satélites fez com que as informações chegassem às localidades mais afastadas.
e) a facilidade de se fazer estradas de rodagem por todo o território brasileiro é um dado importante na conquista da fluidez do território, algo que vem sendo demonstrado pelo aumento da densidade da rede rodoviária do país no seu interior mais desabitado.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário