UFRR 2019 - O geógrafo Milton Santos afirma que “para a maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades.” (2000, p. 19). Para ele a globalização transforma as diferentes parcelas do território a partir de uma lógica que impõe a economia global como fundadora de um pensamento universal.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a globalização:
a) promove transformações no território, ampliando a capacidade de fluxos de capitais e mercadorias, promovendo também a ampliação das desigualdades dentro dos países e competitividade global.
b) produz maior fluidez espacial graças às redes de informação e comunicação que alcança de forma igualitária distintas camadas da sociedade.;
c) promove a união dos povos, governos, órgãos supranacionais e empresas multinacionais em defesa dos diretos das minorias étnicas, como os indígenas, que passam a estar integrados ao sistema global.
d) produz uma nova divisão do trabalho, onde os territórios passam a lutar pela atração de empresas globais com capacidade de impulsionar o desenvolvimento e o consumo, respeitando os grupos étnicos e as tradições locais.
e) impulsiona uma nova divisão internacional do trabalho, com centros de comando, a exemplo do Vale do Silício, nos EUA, e centros de produção situados em países com mão de obra barata, elevada qualidade de vida e leis desfavoráveis às empresas.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário