PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - UERJ 2020/1 - COMO A REFORMA AGRÁRIA VEM OCORRENDO NO BRASIL

UERJ 2020/1 - COMO A REFORMA AGRÁRIA VEM OCORRENDO NO BRASIL 

O processo de reforma agrária com contornos similares aos atuais se iniciou em 1985, sob o governo de José Sarney. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária disponibiliza dados sobre a forma como esse processo vem se dando no Brasil até 2018. No que diz respeito a desapropriações, a reforma agrária ocorreu de forma mais acentuada no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), mas perdeu fôlego já na metade de seu segundo mandato. O governo Lula (2004-2011) realizou muitos assentamentos, sem retomar, no entanto, as desapropriações. 




As informações do texto e a comparação dos dados dos gráficos permitem reconhecer um processo socioespacial, para o conjunto do campo brasileiro, cujo efeito é: 
a) ampliação da pecuária intensiva 
b) declínio da produtividade laboral 
c) manutenção da concentração fundiária 
d) redirecionamento da exportação primária

RESPOSTA:
Letra C.

Observando o gráfico da questão, pode-se notar que, no período de 1994 a 2018, a realização de assentamentos rurais foi muito maior que a área desapropriada para reforma agrária. Isso ocorreu pois, a utilização de terras públicas e devolutas para viabilizar os assentamentos foi maior. Junto a isso, as médias e grandes propriedades rurais continuam expandindo a sua área ocupada, fazendo com que a concentração fundiária não se altere.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...