UERJ 2020/1 - COMO A REFORMA AGRÁRIA VEM OCORRENDO NO BRASIL
O processo de reforma agrária com contornos similares aos atuais se iniciou em 1985, sob o governo de José Sarney. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária disponibiliza dados sobre a forma como esse processo vem se dando no Brasil até 2018. No que diz respeito a desapropriações, a reforma agrária ocorreu de forma mais acentuada no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), mas perdeu fôlego já na metade de seu segundo mandato. O governo Lula (2004-2011) realizou muitos assentamentos, sem retomar, no entanto, as desapropriações.
As informações do texto e a comparação dos dados dos gráficos permitem reconhecer um processo socioespacial, para o conjunto do campo brasileiro, cujo efeito é:
a) ampliação da pecuária intensiva
b) declínio da produtividade laboral
c) manutenção da concentração fundiária
d) redirecionamento da exportação primária
RESPOSTA:
Letra C.
Observando o gráfico da questão, pode-se notar que, no período de 1994 a 2018, a realização de assentamentos rurais foi muito maior que a área desapropriada para reforma agrária. Isso ocorreu pois, a utilização de terras públicas e devolutas para viabilizar os assentamentos foi maior. Junto a isso, as médias e grandes propriedades rurais continuam expandindo a sua área ocupada, fazendo com que a concentração fundiária não se altere.
Nenhum comentário:
Postar um comentário