PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o milagre econômico brasileiro - com gabarito

Questão 01 - SEDUC - CE - 2016 - SEDUC-CE - Professor - História - Leia o texto abaixo.
O período compreendido entre 1968 e 1973 é conhecido como a fase do “milagre” quando, sob o regime militar, o crescimento da economia brasileira apresentou uma extraordinária aceleração, com ampliação média de 11% ao ano. O nosso “milagre” foi abalado [...]. Mesmo assim, o país ainda manteve bons níveis de aceleração econômico-industrial até o final dos anos 70, numa fase conhecida como o “pós-milagre”. Esse crescimento esteve relacionado com os grandes investimentos em infraestrutura do regime militar e o duro controle sobre as manifestações dos trabalhadores, que garantiu a mão de obra barata e, juntos levavam à atração de novos investimentos. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2012. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento. 
Com base nesse texto, constata-se que o fator externo que contribuiu para acelerar a crise do “milagre brasileiro” foi 
a) a extinção do mundo socialista. 
b) a fase de conflitos do Leste Europeu. 
c) a intervenção do FMI nas empresas particulares do país. 
d) o aumento expressivo dos preços do petróleo e seus derivados. 
e) o fim da ex-União Soviética. 

Questão 02 - UEMG 2018-2 - De 1967 a 1973, o Brasil alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes, decorrentes da política econômica, mas também de uma conjuntura econômica internacional muito favorável. Esse período (e por vezes de forma mais restrita nos anos 1968-1973) passou a ser conhecido como o do “milagre econômico brasileiro”. Infelizmente, o mês de outubro de 1973 marca o término desse período de crescimento. Disponível em: Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado) Um fator responsável pelo fim do milagre econômico apresentado foi 
A) a queda na exportação de produtos agrícolas brasileiros, principalmente, o café. 
B) o primeiro choque do petróleo e a consequente crise no mercado internacional. 
C) o aumento no valor das matérias-primas importadas pelo Brasil, com destaque para a bauxita. 
D) as sucessivas greves produzidas pelo movimento sindical, inviabilizando a produção para exportação. 

Questão 03 - MPE-GO - 2016 - MPE-GO - Secretário Auxiliar - Guapó -
"Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres 'slogans' do regime militar, em torno de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o "Milagre Econômico" que faria do país uma grande potência.
Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica correspondente ao chamado "Milagre". 
a) Fusão do capital industrial e do bancário, gerando monopólios capazes de impor preços inflacionários, dos quais resultaram o crescimento econômico e o aumento do mercado consumidor nos grandes centros urbanos. 
b) Desenvolvimento de obras de infra-estrutura, a exemplo de hidrelétricas e rodovias, com base na poupança nacional e no investimento de bancos públicos. 
c) Crescimento econômico e aquecimento do mercado de bens duráveis ancorados em políticas salariais redistributivas e na indexação de rendimentos do mercado financeiro. 
d) Elevados investimentos no setor de bens de capital e na indústria automobilística combinados a uma vigorosa agricultura comercial de médio porte. 
e) Incentivo à entrada maciça de capitais estrangeiros combinada ao arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa.


Questão 04 - FUVEST 2002 - Transferência – Entre os anos de 1968 e 1973, o “milagre brasileiro” caracterizou-se, no campo da economia, por

a) altas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto, inflação anual abaixo dos 10% e aumento da parcela do produto nacional que coube aos 10% mais pobres da população; 
b) redução da dívida externa, conquista da auto-suficiência em petróleo e política agrária de apoio à pequena propriedade familiar; 
c) aumento progressivo da dívida externa, fim da dependência externa de petróleo em face da generalização do uso do álcool combustível e alta do preço do café no mercado internacional; 
d) altas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto, aumento da dívida externa e aumento da concentração da riqueza nas mãos dos 1% mais ricos do País; 
e) multiplicação do número de bancos comerciais, reforma agrária e maior controle do Estado sobre a emissão de moeda.  

Questão 05 - CEFET-MG - 2005-2 - Técnico Subsequente - Uma característica do Milagre Brasileiro foi a (o) 
a) incentivo à entrada maciça de capitais estrangeiros, combinada ao arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa. 
b) fusão do capital industrial e do bancário resultando no crescimento econômico e na ampliação do mercado consumidor nas cidades de pequeno porte. 
c) elevação dos investimentos no setor de bens de capital e na indústria automobilística combinados e uma vigorosa agricultura comercial de médio porte. 
d) crescimento econômico e aquecimento do mercado de bens duráveis ancorados em política salariais redistributivas.

Questão 06 - IFBA 2017 - Integrado - Observe a charge abaixo, em seguida responda a questão:
O Milagre econômico brasileiro.
A viabilidade econômica do chamado “milagre brasileiro” dos anos 70 foi contestada em termos dos altos custos sociais dele resultantes. O conteúdo desta crítica pode ser expresso na afirmação:
A) o “milagre” brasileiro acentuou ainda mais as desigualdades sociais e regionais, provocando elevada concentração de renda.
B) a atuação do Estado nas obras de infraestrutura: telecomunicações, estradas, energia foi significativa e modernizadora embora realizada com capital privado.
C) os programas sociais do governo cresciam no mesmo ritmo da economia e houve um crescimento significativo nas áreas de saúde e de educação.
D) a grande prosperidade da economia contribuiu para impedir o processo de exclusão social da maior parte da sociedade que não se beneficiava com o “milagre”.
E) de que a economia nacional mesmo com um intenso crescimento não conseguiu melhorar o nível dos salários, dificultando a aquisição pelos trabalhadores de bens de consumo.

Questão 07 - UFPB 1989 - O “milagre econômico" brasileiro (1967-1973) teve a sua sustentação em bases,
dentre as quais se destaca
a) e proteção ao trabalhador, através de uma política de crescentes aumentos salariais.
b) a redistribuição equitativa da renda entre todos os segmentos sociais.
e) a realização de uma efetiva reforma agrária.
d) a diminuição das exportações.
e) o endividamento externo e a concentração da renda.

Questão 08 - UNIFOR  - 2001.1 - Durante a ditadura militar (1964-85), as bases em que foi montado o "milagre econômico" – empréstimos externos, investimentos multinacionais, arrocho salarial, internacionalização da economia,
(A) deixavam clara sua vulnerabilidade em relação às crises internacionais, ao aumento das desigualdades sociais e aos desequilíbrios regionais e setoriais.
(B) promoveram um impacto profundo na recuperação da economia, na redução do déficit público, na regressão e na estabilização do índice inflacionário.
(C) transformaram o país numa potência econômica capaz de competir com as grandes potências industriais do mundo.
(D) deixavam evidente seu objetivo em relação ao desenvolvimento de um modelo de política econômica independente.
(E) incluíam medidas de controle do investimento estrangeiro nos setores estratégicos da economia nacional.

Questão 09 - FEPESE - 2014 - MPE-SC - O período 1968-73 usualmente é denominado de “milagre brasileiro”, pelo fato de a economia brasileira ter registrado elevadas taxas de crescimento com taxas relativamente baixas e controladas de inflação. Em relação a esse período, é correto afirmar:
a )A ampliação do mercado interno brasileiro deu-se pela vigorosa política de elevação dos salários reais, que impulsionaram o consumo das famílias de renda baixa.
b) O crescimento econômico nacional da época deveu-se, sobretudo, à ampla liquidez internacional promovida pela dinâmica dos eurodólares, que possibilitou a contratação de empréstimos externos por parte do governo e de capitais privados.
c) O crescimento econômico do período deveu- -se principalmente à expansão do consumo interno, já que a política de valorização cambial diminuiu a competitividade das exportações brasileiras.
d) O crescimento econômico do período foi marcado pela expansão do emprego e, consequentemente, pela melhora na distribuição de renda.
e) O investimento no período ampliou-se pela maior participação do setor privado, não tendo papel importante para a expansão econômica o investimento do setor público e os subsídios governamentais ao setor privado.

Questão 10 - FAMERP 2017 -  1° dia - O chamado “milagre brasileiro”, ocorrido durante o regime militar (1964-1985), foi marcado
a) pela implantação da indústria de base, impulsionada pelo ingresso de fortes investimentos norte-americanos e europeus.
b) pelo crescimento econômico acelerado, associado ao aumento da desigualdade social e ao endividamento externo.
c) pela superação da hiperinflação, que corroía os salários dos trabalhadores e inviabilizava novos investimentos.
d) pela queda das atividades industriais, que provocou uma retração na produção e no consumo de bens duráveis.
e) pelo apoio à produção de café voltada à exportação, estimulada pela ampliação dos mercados consumidores na Europa.

Questão 11 - UVA 2003.1 - Ocorreu entre 1969 e 1974, foi caracterizado(a) por uma euforia econômica provocada principalmente, pelo aumento dos empréstimos no exterior, pela construção de grandes obras como a Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói. O texto se refere a uma etapa de nossa história, conhecida por:
A. Era Vargas.
B. Primeira República.
C. Milagre brasileiro.
D. Era Kubitscheck.

Questão 12 - UVA 2012.2 - CG - O golpe militar de 1964 foi acompanhado por alterações na organização política do Brasil, com a cassação de direitos políticos, o fechamento de partidos e a censura. A partir de 1969, iniciou-se um período conhecido como milagre brasileiro. Assinale abaixo a alternativa que não apresenta ação desenvolvida pelo governo brasileiro, durante o período do milagre econômico.
A. A economia cresceu a altas taxas anuais.
B. Grande aumento da produção industrial.
C. Crescimento das exportações e acentuada utilização de empréstimo do exterior.
D. Criação da Petrobrás.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - E
04 - D
05 - A
06 - A
07 - E
08 - A
09 - B
10 - B
11 - C
12 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...