PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo Juscelino Kubitschek - com gabarito

Questão 01 - UERJ 2007 - Os anos JK, festejados como dourados, tiveram como suporte o Plano de Metas, um conjunto de diretrizes com o objetivo de eliminar as desigualdades no Brasil. Entre essas diretrizes podemos destacar:
A) ocupação da Região Centro-Oeste com a transferência da capital
B) industrialização da Região Sul com a criação de zonas francas de comércio
C) implantação de agroindústria na Região Nordeste com a construção de açudes
D) ampliação do potencial energético da Região Norte com a desconcentração urbana

Questão 02 - UERJ 2003 - 2º Exame de Qualificação - Existem dois países, entre os quais é difícil distinguir o verdadeiro; na fazenda do interior, o homem do campo trabalha de enxada e transporta uma colheita insignificante em carroças rangentes (...); na cidade de São Paulo, a cada hora termina-se um prédio. (LAMBERT, Jacques. Os dois Brasis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1984.)

O texto e a charge representam, de formas diferentes, um dos principais dilemas do desenvolvimentismo no governo Juscelino Kubitschek, durante a 2a metade da década de 1950. A alternativa que melhor apresenta esse dilema é:
A) os contrastes culturais e educacionais entre as elites paulistas e nortistas
B) a desigualdade política e ideológica entre as oligarquias nordestinas e sulistas
C) a defasagem histórica e tecnológica entre o setor petrolífero e o agroexportador
D) as disparidades econômicas e sociais entre os setores agrário e urbano-industrial 

Questão 03 - FATEC - 2018/2 Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas. Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela
a) adoção de uma política econômica liberal que preconizava a universalização do acesso à educação básica e a privatização dos serviços essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica.
b) abertura do país ao capital externo, facilitando a instalação de indústrias estrangeiras no país, ao mesmo tempo que manteve o controle estatal sobre a extração, refino e distribuição do petróleo.
c) oferta de incentivos fiscais para a instalação de fábricas nas regiões menos desenvolvidas do país, como o Norte e o Nordeste, além de combater as desigualdades regionais e erradicar a fome.
d) aproximação com a União Soviética, no contexto da Guerra Fria, que garantiu os investimentos necessários para a instalação da indústria siderúrgica nacional e a construção de Brasília.
e) promoção de políticas públicas de acesso aos serviços essenciais como saneamento básico, medicina preventiva e urbanização de favelas, além da redistribuição de renda e da terra.

Questão 04 - UECE-CEV 2018 - Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:
I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.
II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior. III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.
É correto o que se afirma em
A) II e III apenas.
B) I e III apenas.
C) I e II apenas.
D) I, II e III.

Questão 05 - FUVEST 2007 - 1ª Fase - A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles,
a) estímulo à navegação fluvial no Sul e saída de capitais estrangeiros.
b) incentivo à integração econômica nacional e aumento da inflação.
c) desenvolvimento das estradas de ferro no Centro-Sul e empobrecimento do Estado do Rio de Janeiro.
d) estímulo à organização dos sindicatos e crescimento do poder dos militares.
e) transformação do Centro-Oeste em área industrial e crescente endividamento externo.

Questão 06 -  FUVEST 2006 - Transferência – A integração territorial brasileira, por meio da construção de rodovias, ganhou ênfase a partir do governo
a) JK.
b) Jango.
c) Médici.
d) Itamar.
e) FHC.

Questão 07 - UniCesumar 2017 - Medicina - O Plano de Metas, implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek, previa investimentos prioritários nas seguintes áreas: 
A) energia, emprego, manufatura, saúde e transporte. 
B) alimentação, educação, emprego, manufatura e produção cultural. 
C) alimentação, energia, indústria têxtil, produção cultural e saúde. 
D) educação, emprego, produção cultural, transporte e saúde. 
E) alimentação, educação, energia, indústria de base e transporte.

Questão 08 - UNIOESTE 2011 - 2ª Etapa - A respeito do governo brasileiro de Juscelino Kubitschek é correto afirmar que
A) o governo de JK foi marcado pela implementação de uma política econômica nacionalista bastante restritiva à presença do capital estrangeiro no Brasil.
B) durante o governo de JK houve um grande crescimento do setor primário e, por consequência, uma ampliação da população no campo.
C) o governo de JK caracterizou-se por uma política econômica que privilegiou o equilíbrio fiscal e, por este motivo, inibiu os investimentos estatais na ampliação da indústria de base.
D) JK implementou uma política de planejamento econômico regional.
E) a popularidade de JK se devia a política austera de controle da inflação que manteve o custo de vida baixo para a maioria da população brasileira.

Questão 09 - PUCRS 2002.1 - Juscelino Kubitschek elegeu-se com uma proposta de “industrialização acelerada”, a qual esteve presente no slogan de campanha “50 anos em 5” e, posteriormente, no “Programa de Metas” de seu governo. Essa política populista de crescimento acelerado da economia que o governo JK procurou promover foi possível graças:
A) ao estímulo de investimentos externos, à implantação de multinacionais no Brasil e à obtenção de empréstimos no exterior.
B) ao incentivo aos investimentos privados em infraestrutura, como energia, estradas e siderúrgicas.
C) a uma política de defesa da agricultura nacional visando o aumento da produção de cereais para a exportação.
D) à intervenção direta do Estado na indústria pesada, automobilística e de bens de consumo não-duráveis.
E) a uma série de reformas de base, como a agrícola, urbana, bancária e fiscal, visando a liberar capitais especulativos improdutivos.

Questão 10 - POLITÉCNICO - UFSM 2018 - O Governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (PSD/1955 - 1960) tinha como meta fazer o Brasil se desenvolver – 50 anos em 5 –; por isso, sua política de desenvolvimento é chamada de desenvolvimentismo. Seu estilo arrojado e otimista permitiu que apresentasse, no início do seu mandato, o Plano de Metas: um plano de governo que previa, prioritariamente, investimentos públicos em cinco grandes áreas. São elas:
a) energia, transporte, indústria, alimentação e educação.
b) comércio, transporte, indústria, alimentação e criação.
c) pecuária, transporte, turismo, segurança e educação.
d) energia, segurança, turismo, alimentação e cultura.
e) alimentação, educação, indústria, cultura e comércio.

Questão 11 - ACAFE 2021 - Chamado de presidente “Bossa-Nova”, em uma alusão ao estilo musical que aparecia e se destacava na década de 50 (XX), Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da república, prometendo um plano desenvolvimentista. Acerca do governo do presidente Juscelino Kubitschek, todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa: 
a) Juscelino realizou a construção de uma nova capital para o Brasil: Brasília, no Planalto Central. Brasília tornou-se símbolo de modernidade e integração nacional. Foi inaugurada em abril de 1960. 
b) Em seu “plano de metas – crescer 50 anos em 05 anos”, Juscelino promoveu grandes investimentos nas indústrias de base e nas áreas de transporte e produção de energia. 
c) Foi criada a Petrobrás, possibilitando ao Brasil uma autossuficiência na produção de combustível. Isso foi determinante para e entrada, no Brasil, das fábricas de automóveis. 
d) O prometido crescimento econômico de Juscelino, teve um preço: a inflação cresceu e a dívida externa do Brasil cresceu. Esse crescimento não beneficiou todas as camadas sociais, e muitas desigualdades sociais permaneceram.

Questão 12 - Unichristus 2021 - Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Já no começo do mandato em 1956 deu início ao Plano ou Programa de Metas (31 metas) que tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, pautando-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores. 
Disponível em: https://www.google.com/. Acesso em: 14 set. 2020. 

Dos setores priorizados por Juscelino Kubitschek em seu Plano de Metas, destacou-se o investimento 
a) na indústria automobilística.
b) feito na malha ferroviária nacional. 
c) no extrativismo de látex e carnaúba. 
d) em automação das práticas agrícolas. 
e) no setor cafeeiro direcionado para exportação.

Questão 13 - PUC-Rio 2021 - O governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960) traçou um Plano de Metas, com o objetivo de fazer o Brasil avançar “cinquenta anos em cinco” Sobre esse plano, podemos dizer que 
a) fez crescer a agricultura familiar, fixando o homem no campo. 
b) desenvolveu a indústria de base, através do investimento de capital estrangeiro. 
c) priorizou a indústria automobilística e o transporte rodoviário. 
d) financiou a implantação de um parque industrial na região norte.

Questão 14 - Unichristus 2020/1 - O estilo de governo de Juscelino Kubitschek uniu a simpatia necessária aos líderes carismáticos e a extrema habilidade de negociação, pertinente ao jogo político. Lembrado pelas suas realizações econômicas, incentivou o progresso econômico do país por meio da industrialização. Seu mandato foi marcado por relativa calmaria política. Como estratégia econômica, Juscelino Kubitschek estabeleceu 
a) o Programa Salte, em que o Estado determinaria os investimentos públicos em algumas áreas essenciais para o desenvolvimento do país entre 1948-1950. 
b) o Plano Trienal, que tentou promover o desenvolvimento econômico a partir da redução da inflação por meio da adoção das medidas de austeridade, contudo esse plano fracassou em 1963. 
c) as Reformas de Base que se caracterizavam como um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições e atenuar o quadro de desigualdade social do país. 
d) um plano econômico aplicado no decorrer da Segunda Guerra Mundial com financiamento norte-americano visando à criação do polo siderúrgico brasileiro por meio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). 
e) o Plano de Metas, que objetivava fazer o Brasil crescer "cinquenta anos em cinco", tendo como base o estabelecimento de 31 metas que incrementariam importantes setores econômicos como a indústria.

Questão 15 - UNIFOR 2019.2 - Na segunda metade dos anos 1950, o Brasil cresceu aceleradamente, impulsionado pelo Plano de Metas. Este Plano, criado no governo Juscelino Kubitschek, implementou grandes metas de gasto público associado a investimentos privados. O país vivia um dinamismo de crescimento econômico e grandeza cultural e esportiva, com a Bossa Nova e a conquista do primeiro título na Copa do Mundo de Futebol. Sobre este período da história brasileira, pode-se afirmar que, 
a) durante o Plano de Metas, foi implementada a indústria automobilística. 
b) no governo Juscelino Kubitschek, houve a criação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). 
c) em relação à música, foi relevante, além da Bossa Nova, o ritmo Sertanejo. 
d) no período,- foram construídas as usinas de Itaipu e Tucuruí. 
e) por ser nacionalista, o Plano de Metas rejeitava a participação do capital estrangeiro.

Questão 16 - UNISA 2019 - Ao final do governo Kubitschek, o Brasil contava com um amplo e diversificado parque industrial. Apesar do país ainda depender da importação de vários produtos manufaturados, o perfil da industrialização brasileira já seria [...] o de uma “economia madura”. 
(Felipe Pereira Loureiro. Empresários, trabalhadores e grupos de interesse: a política econômica nos governos Jânio Quadros e João Goulart, 2017.) 
A afirmação contida no texto pode ser exemplificada 
a) pela suspensão das importações de mercadorias industrializadas devido à crise da economia cafeeira. 
b) pelo desempenho dos setores industriais automobilístico, mecânico e metalúrgico. 
c) pela política de privatizações das indústrias petroquímica e elétrica nos anos cinquenta do século passado. 
d) pela proibição governamental de aplicação de capitais estrangeiros nos setores de alta tecnologia industrial. 
e) pelo controle das taxas de inflação pelos governos como meio de garantir o crescimento do mercado consumidor.

Questão 17 - UVV 2018/1 - O Plano de Metas visava claramente à modernização e ao aprofundamento do processo de industrialização através de um programa de substituição das principais importações efetuadas pelo país. Buscava-se tanto atacar os chamados pontos de estrangulamento da economia, que dificultavam o incremento industrial, quanto incentivar os investimentos privados de capital nacional e estrangeiro. Esse plano era composto por 30 metas, distribuídas entre os setores de energia (metas 1 a 5), transporte (metas 6 a 12), alimentação (metas 13 a 18), indústrias de base (metas 19 a 29) e educação (meta 30). Brasília não constava, inicialmente, do programa de governo de Juscelino. Entretanto, ainda no período de campanha, a construção de uma nova capital, no interior de Goiás, transformou-se em um compromisso político, assumido pelo então candidato à presidência da República, Juscelino Kubitschek. 
Fonte: MOREIRA, Vânia Maria L. Nacionalismos e reforma agrária nos anos 50. Revista Brasileira de História, v. 18, n. 35, p. 329-360,1998. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 10 de março de 2017. 
O excerto acima trata do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitscheck e se refere a qual modelo de desenvolvimento econômico? 
a) Dependente-Colonialista. 
b) Nacional-Desenvolvimentista. 
c) Agrário-Exportador. 
d) Globalizante-Neoliberal. 
e) Industrialista-Socialista.

Questão 18 - UNICAMP 2018 - Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacionaldesenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção. 
(Adaptado de Vânia Moreira, “Os Anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural”, em Jorge Ferreira e Lucília Delgado (Orgs.), O Brasil Republicano. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 169-170.) 
Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que: 
a) A "Marcha para o Oeste" obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem terra e indígenas. 
b) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização. 
c) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro-Oeste. 
d) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural.

Questão 19 - FMABC 2016 - “Se Brasília foi a grande arma simbólica da presidência de Kubitschek, sua grande arma política foi o desenvolvimentismo.” 
Ricardo Maranhão. O governo Juscelino Kubitschek. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 44. 
Durante o governo de Juscelino Kubitschek, a construção da nova capital e o desenvolvimentismo representaram, respectivamente, 
a) o isolamento político do governo e a criação de condições para um crescimento econômico autônomo em relação às potências estrangeiras. 
b) a disposição de ocupar o centro do território nacional e a formação de uma aliança política entre todos os partidos políticos 
c) a ideia de um Brasil moderno e o crescimento econômico, com aumento da presença de capitais estrangeiros no país. 
d) o esforço de integração nacional e a manutenção de princípios radicalmente nacionalistas na política econômica.

Questão 20 - FCMSJF 2016/1 - Sobre o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) é correto afirmar que: 
a) buscou a superação do capitalismo e uma aproximação do socialismo soviético. 
b) encaminhou sua política para a centralização do país na capital federal no Rio de Janeiro. 
c) impulsionou um projeto desenvolvimentista para o país ancorado no Plano de Metas. 
d) procurou realizar com o apoio dos camponeses uma ampla reforma agrária no país.

Questão 21 - UNESP 2011/1 -  A construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivações oficiais, 
a) afastar de São Paulo a sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a controlá-lo. 
b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas. 
c) deslocar o funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais espaços para acolher os turistas. 
d) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a futura indústria de base do Brasil. 
e) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas áreas de atuação até as fronteiras dos países vizinhos.

Questão 22 - PUC-PR 2009 - A política desenvolvimentista do governo Kubitschek incentivou os investimentos no setor industrial, provocando um crescimento acelerado da indústria. Também projetos relacionados com a produção de energia e com a melhoria da infraestrutura de transportes estiveram incluída nessa ação governamental. Essa iniciativa ficou conhecida como: 
a) Operação Pan-americana. 
b) Plano Marshall. 
c) Projeto Rondon. 
d) Plano Real. 
e) Plano de Metas.

Questão 23 - ALBERT EINSTEIN 2022 - A política econômica desenvolvida no Brasil na segunda metade da década de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek, é caracterizada como nacional-desenvolvimentista. Essa política 
A) acelerou a industrialização por meio do aprimoramento da infraestrutura e da associação de recursos nacionais com capitais estrangeiros. 
B) implantou medidas estatizantes de caráter socialista, atreladas ao controle da liberdade de atuação da iniciativa privada. 
C) ampliou o volume de investimentos externos no país e manteve o controle nacional sobre setores estratégicos, como os transportes e a indústria. 
D) preservou a disposição nacionalista dos governos anteriores e o anseio de alcançar autonomia financeira no plano internacional. 
E) estimulou a busca do lucro pelos empresários nacionais e criou mecanismos eficazes de melhoria da distribuição de renda.

Questão 24 - COLÉGIO NAVAL 2021 - Leia o texto a seguir. 
“Garantindo a tranquilidade política, Juscelino partiu para o seu programa econômico, que tinha como slogan “50 anos em 5", isto é, cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Para viabilizá-lo, Juscelino colocou em prática o nacionalismo-desenvolvimentista, ou seja, uma tentativa de promover o desenvolvimento, a partir de interesses exclusivamente nacionais. Nas palavras de Juscelino: “convém que se compreenda, de uma vez pra sempre, que o desenvolvimento do Brasil não é uma pretensão ambiciosa, um desvario, um delírio expansionista, mas uma necessidade vital Desenvolver para nós, é sobreviver, gravem bem os que estão em condições de colaborar conosco, que não necessitamos apenas de conselhos... mas de cooperação dinâmica, o que essa cooperação é altamente rentável a quem se dispuser a ajudar-nos.” 
(FAUSTO, Boris (org.). História geral da civilização brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro. 
Sobre o Governo de Juscelino Kubitschek (JK), marque a opção correta. 
a) O governo de Juscelino Kubitschek (1956 - 1961), geralmente é lembrado por ter representado uma fase de intranquilidade política e de baixo desempenho econômico. Isso se revelava na redução do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa per capita (por pessoa) em relação ao restante da América Latina. 
b) Em relação ao texto, pelas palavras de Juscelino, há limites no “nacionalismo”. Ao prometer rentabilidade aos que se dispusessem a cooperar com seu projeto econômico, JK faz um apelo explícito ao capital estrangeiro, que, de fato, começou a ingressar no país num ritmo jamais visto. 
c) No período JK, a indústria se desenvolveu lentamente, devido à entrada de capital estrangeiro. Pouca coisa foi produzida no Brasil. A maior parte do investimento foi especulativo e não gerou produção nacional, tanto nas indústrias de base quanto nas de bens de capital. 
d) Durante o Governo JK, fortaleceu-se o investimento na indústria de base, necessária para gerar matéria- prima para O próximo governo, o qual deveria investir fortemente nas indústrias de bens de consumo, como também nas de bens de capital. e) O Governo JK, no modelo de plataforma de exportação, conseguiu instalar empresas brasileiras em vários países da América Latina, enquanto no cenário nacional atuavam as multinacionais produzindo bens de capital como ferramentas, automóveis e equipamentos para outras indústrias.

Questão 25 - UNESP 2020 - A construção de Brasília pode ser considerada a principal meta do Plano de Metas [...]. Para alguns analistas, a nova capital seria o elemento propulsor de um projeto de identidade nacional comprometido com a modernidade, cuja face mais visível seria a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Ao mesmo tempo, no entanto, a interiorização da capital faria parte de um antigo projeto de organização espacial do território brasileiro, que visava ampliar as fronteiras econômicas rumo ao Oeste e alavancar a expansão capitalista nacional. 
(Marly Motta. “Um presidente bossa-nova”. In: Luciano Figueiredo (org.). História do Brasil para ocupados, 2013.) 
O texto expõe dois significados da construção de Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Esses dois significados relacionam-se, pois 
a) denotam o esforço de construção de um espaço geográfico brasileiro com o intuito de assegurar o equilíbrio econômico e político entre as várias regiões do país. 
b) demonstram o nacionalismo xenófobo do governo Kubitschek e sua disposição de isolar o Brasil dos demais países do continente americano. 
c) revelam a importância da redefinição do espaço territorial para a implantação de um projeto de restrições à entrada de capitais e investimentos estrangeiros. 
d) explicitam a postura antiliberal do governo Kubitschek e sua intenção de implantar um regime de igualdade social no país. 
e) indicam o surgimento de uma expressão arquitetônica original e baseada no modelo de edificação predominante entre os primeiros habitantes do atual Brasil.

Questão 26 - UECE 2019 - Leia atentamente o seguinte excerto: 
“O rádio cresceu no início dos anos 50, quando houve um aumento da publicidade. As populares radionovelas, por exemplo, tinham como complemento propagandas de produtos de limpeza e toalete. Na televisão, a publicidade não se limitava a vender produtos, e as próprias empresas eram produtoras dos programas que patrocinavam. Houve um aumento da tiragem dos jornais e revistas, e popularizaram-se as fotonovelas, lançadas no início da década. O cinema e o teatro também participaram desse processo, tanto do lado das produções de caráter popular quanto das produções mais sofisticadas.(...) Se o otimismo e a esperança implicaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo, permitindo, não a todos, mas a uma parcela – os setores médios dos centros urbanos –, consumir novos e mais produtos, por outro lado, a vontade do novo trazia embutido, em várias áreas da cultura, o desejo de transformar a realidade de um país subdesenvolvido, de retirá-lo do atraso, de construir uma nação realmente independente”. 
KORNIS, Mônica Almeida. Sociedade e cultura nos anos 1950. FGV CPDOC – O Governo Juscelino Kubitschek. 
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/ Anos1950. 
Partindo do trecho citado, é correto concluir que 
a) no Brasil, os anos da década de 1950 foram marcados pelo otimismo, sobretudo na era JK, e pelo avanço do socialismo de matriz soviética na vida cotidiana dos setores médios urbanos. b) o desenvolvimento de toda uma cultura de massa no Brasil dos anos de 1950 se deu afastado da influência do capitalismo dos EUA que, naquele período, disputava a influência econômica, política e ideológica com a URSS. 
c) as alterações ocorridas no período, em toda a sociedade brasileira, levaram a um sentimento de que o Brasil havia saído da condição de subdesenvolvimento e alcançado o nível de nação desenvolvida. 
d) as mudanças ocorridas na vida das classes médias urbanas, na década de 1950, também proporcionaram, a partir de então, uma conscientização na área da cultura, sobre a realidade do Brasil e a necessidade de mudá-la.

Questão 27 - FMP 2019 - Estudando a situação do Brasil durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), o brasilianista Thomas Skidmore escreveu: Além dos avanços econômicos diretos havia também mais benefícios políticos indiretos gerados pela estratégia econômica de Juscelino. Seu estilo político e personalidade entusiasta reforçam o tradicional senso de otimismo brasileiro, pois enfatizava soluções ao invés de problemas. Ele irradiava confiança no país e em sua capacidade de unir-se ao mundo industrial. 
SKIDMORE, T. Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1998, p. 204. 
Essa visão específica sobre os anos JK encontra respaldo em alguns episódios de época, como a(o) 
(A) realização da Semana de Arte Moderna e a assinatura do Convênio de Taubaté 
(B) inauguração do Cristo Redentor e a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional 
(C) nascimento da Tropicália e a ocorrência do “milagre econômico” 
(D) surgimento da bossa nova e a inauguração de Brasília 
(E) emergência das chanchadas e do Plano SALTE

Questão 28 - UNICENTRO 2019 - O ideal desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek foi definido em um programa de trinta objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia. Tal plano era denominado: 
a) Desenvolvimentismo. 
b) Política de valorização do café. 
c) 50 anos em 5. 
d) Plano de Metas. 
e) Comissão Mista Brasil - Estados Unidos.

Questão 29 - ESPM 2018/2 - O período que correspondeu à presidência de Juscelino Kubitschek (1956-1961) pode ser definido por uma palavra: desenvolvimentismo. O Plano de Metas, primeiro projeto de planejamento para o desenvolvimento econômico desencadeou crescimento econômico sem precedentes. A reação às políticas inovadoras e até arrojadas de Juscelino partiu de vários setores da sociedade. Já em 1957, Juscelino enfrentara lockout de cafeicultores de São Paulo, Minas e Paraná que, pelas estradas, mobilizaram agricultores com suas máquinas (a “Marcha da Produção”), enquanto o Pacto de Unidade Intersindical (PUI) articula em São Paulo, 450 mil operários na greve contra a carestia. No fim do governo, as classes médias, embora embora tenham experimentado melhora em suas condições de vida, estavam insatisfeitas com a política desenvolvimentista. 
(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação) 
A partir da leitura do texto e de seu conhecimento a respeito do governo do presidente JK, é correto assinalar que a reação às políticas desenvolvimentistas, que afetavam as classes médias, derivou: 
a) do apoio de JK à Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro em 1959; 
b) da ruptura com os Estados Unidos e a adesão a uma política terceiro-mundista; 
c) da aceleração da inflação e aumento do endividamento do país com o exterior; 
d) da ruptura com o PSD, partido que congregava a burguesia e o empresariado; 
e) do retumbante fracasso do Plano de Metas, especialmente nos setores da indústria e dos transportes.

Questão 30 - UNESP 2017/1 - Os impasses do desenvolvimento industrial brasileiro, apontados pelo texto, foram enfrentados no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) com o Plano de Metas, cujo objetivo era promover a industrialização por meio 
a) da associação de esforços econômicos entre o Estado, o capital estrangeiro e as empresas nacionais. 
b) da valorização da moeda nacional, da estatização de fábricas falidas e da contenção de salários. 
c) da criação de indústrias têxteis estatais e do aumento de impostos sobre o grande capital nacional. 
d) do emprego de empresas multinacionais submetidas à severa lei da remessa de lucros, juros e dividendos para o exterior. 
e) do combate à seca no Nordeste e do aumento do salário mínimo, com controle da inflação.

Questão 31 - UNIVAG 2017/1 - Com habilidade política, Juscelino Kubitschek convenceu empresários nacionais e estrangeiros a investirem no país, apoiados por uma política de crédito generosa. Sem vinculações com o projeto trabalhista, aceitava, pragmaticamente, o processo de internacionalização da economia brasileira do pós-guerra. Ele não deixou de compreender que países capitalistas atrasados necessitavam do Estado-empresário como alavanca de seu próprio desenvolvimento. 
(Jorge Ferreira. A democracia no Brasil, 2006. Adaptado.) 
São características do modelo econômico desse governo: 
a) ênfase no capital nacional e medidas estatizantes no controle da mão de obra. 
b) privatização de empresas estatais e vantagens alfandegárias às multinacionais. 
c) predomínio de investimentos europeus e incentivos fiscais às microempresas. 
d) desenvolvimento equilibrado das regiões do país e aumentos salariais constantes. 
e) abertura ao capital estrangeiro e investimentos estatais em setores estratégicos.

Questão 32 - UPF 2017 - A partir da Segunda Guerra Mundial, a indústria ganhou importância no processo econômico brasileiro. O Plano de Metas, elaborado no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), impulsionou o crescimento econômico a partir da adoção de diversas medidas. Foi/Foram destaque nesse período: 
a) Privatização de indústrias estatais de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional. 
b) Criação de polos industriais, com a finalidade de dispersão, como a Zona Franca de Manaus. 
c) Adoção de inovações tecnológicas, como a indústria aeroespacial no Sudeste. 
d) Abertura ao capital estrangeiro e estímulo à indústria, como a automobilística. 
e) Políticas nacionalistas e de intervenção estatal, como a criação da Petrobrás.

Questão 33 - FAMERP 2016 - O Plano de Metas foi uma experiência sistemática de planejamento implementada pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). O Plano favoreceu a instalação de empresas estrangeiras especializadas na montagem de automóveis no Brasil, fato que 
a) mudou a estrutura econômica do país, devido à destruição do antigo parque automobilístico brasileiro. 
b) enfraqueceu a capacidade do Estado brasileiro em garantir os direitos dos trabalhadores urbanos. 
c) promoveu uma expansão da economia industrial com o surgimento de fábricas de autopeças. 
d) concentrou a produção em um setor econômico em prejuízo das indústrias de produtos eletrônicos e de outros bens de consumo duráveis. 
e) permitiu a exploração de todas as etapas da produção dos veículos pelos empresários estrangeiros.

Questão 34 - Mackenzie 2016/1 - “Nem tudo eram flores no período de Juscelino. Os problemas maiores se concentraram nas áreas interligadas do comércio exterior e das finanças do governo”. 
Boris Fausto. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: EDUSP, 2009, p.432 
Dentre os problemas enfrentados pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) 
a) estavam as oposições de setores da elite conservadora, avessa às Reformas de Base propostas pelo presidente, impedindo um amplo projeto de modernizações para o país. 
b) estavam os altos gastos governamentais para sustentar o programa de industrialização e a construção de Brasília, resultando em crescentes déficits do orçamento federal. 
c) estava a oposição das Forças Armadas, capitaneadas pelo marechal Henrique Lott, contribuindo para a instabilidade política que ameaçou a continuidade democrática. 
d) estava a aquisição de empréstimos externos, resultando na dependência em relação ao FMI e a adoção de medidas impostas por esse órgão, como o congelamento salarial. 
e) estava a austeridade fiscal e o descontrole inflacionário, resultando em uma política de juros altos e liberalização do câmbio, manobras nacionalistas que surtiram efeito imediato.

Questão 35 - FATEC 2014/2 - A escritora Zélia Gattai, em seu livro “Chão de meninos”, narra que acompanhou a visita dos filósofos franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre ao Brasil, em 1960. Segundo a escritora, naquela época, ainda havia fotos da seleção de futebol vitoriosa na Copa do Mundo de 1958 espalhadas nas casas, nos botequins e restaurantes por onde os visitantes passaram. Sinal de orgulho para os brasileiros! Naquele momento, afirma Gattai: “vivíamos a euforia da vitória, que coroava o clima de entusiasmo e de otimismo criado pelas realizações do governo democrático e progressista de Kubitschek”. 
Refletindo sobre as informações apresentadas, é correto concluir que o governo mencionado 
a) manteve-se alinhado ao bloco soviético e, por isso, incentivava esportes como o futebol. 
b) pretendia modernizar o Brasil por meio do plano de metas e do desenvolvimentismo. 
c) desagradava a população brasileira devido ao seu alinhamento ao regime militar. 
d) obteve apoio da população, mesmo sem ter sido instaurado por meio de eleições. 
e) realizou uma festa para comemorar a vitória da seleção na nova capital, Brasília.

Questão 36 - UNITAU 2013 - O Plano de Metas do governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek constituía-se de uma série de programas setoriais e priorizava investimentos destinados à execução de obras e à expansão e implantação de indústrias e serviços fundamentais ao progresso do país. Seus 31 objetivos foram divididos em cinco áreas de atuação básica, quais sejam: 
a) energia, transportes, saúde, educação e alimentação. 
b) alimentação, transportes, meio ambiente, energia e educação. 
c) transportes, energia, educação, alimentação e industrialização. 
d) industrialização, urbanização, transportes, energia e educação. 
e) transportes, educação, alimentação, industrialização e saneamento básico.

Questão 37 - FACASPER 2013 - “O governo de Juscelino Kubitschek ficou associado à instalação da indústria automobilística no País. Isso não quer dizer que antes dele não tivessem existido montadoras e fábricas de autopeças no Brasil. Suas proporções eram, porém, limitadas. A empresa nacional mais importante era a Fábrica Nacional de Motores (FNM), instalada em 1942 como sociedade de economia mista em que o Estado tinha o controle acionário. A FNM foi criada com o objetivo não alcançado de fabricar motores de avião. A partir de 1946 começou a produzir tratores e, em 1952, caminhões, com um índice de nacionalização de 35% do peso do veículo”. 
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995). 
É correto afirmar que a política industrial do governo de Juscelino Kubitschek, com base na indústria automobilística, efetivou-se: 
a) por meio de um equilíbrio no balanço de pagamento do país, que foi rompido somente em 1961, em virtude da posse do presidente João Goulart e da retração do capital estrangeiro. 
b) com apoio maciço das grandes montadoras nacionais da época, maiores interessadas em tal política. 
c) mesmo não priorizando políticas voltadas ao transporte público de massa. 
d) com dificuldades advindas da ausência de montadoras estrangeiras interessadas em investir no mercado consumidor brasileiro. 
e) graças aos lucros provenientes da indústria ferroviária e aeronáutica nacionais, que permitiram a diversificação da economia brasileira.

Questão 38 - FACASPER 2013 - “Foi principalmente no governo JK que começou a ganhar evidência um dos mais novos atores na cena política brasileira, o campesinato. Até então restritos ao interior das propriedades, sujeitos à dominação dos grandes senhores, os camponeses começaram a se mobilizar, e a se organizar, lutando por direitos e por terra. É certo que esse processo se iniciou bem anteriormente, pelo menos nos anos 1940. Contudo, foi apenas na segunda metade da década de 1950 que passou a ter maior visibilidade, ocupando as primeiras páginas dos jornais, impondo-se ao debate político, projetando os camponeses nas cidades, nos centros de tomadas de decisão”. 
(Mario Grynszpan, “O Brasil de JK - Movimentos sociais no campo”) 
Fatores diretamente ligados à emergência do campesinato como ator político durante o governo de Juscelino Kubitschek são: 
a) o surgimento do agronegócio no Brasil e a brutal redução da dívida externa nacional. 
b) a persistência residual da escravidão no campo e o aumento da imigração estrangeira para as cidades. 
c) a extensão do desenvolvimento industrial ao campo e o surgimento do MST. 
d) a reversão do fluxo migratório tradicionalmente voltado às cidades e a difusão da chamada Teologia da Libertação. 
e) o surgimento das chamadas ligas camponesas, cujo principal líder foi o pernambucano Francisco Julião, e a criação da SUDENE.

Questão 39 - UCPEL 2013 - Em 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil e prometeu uma gestão desenvolvimentista sob o slogan “cinquenta anos em cinco”. Esse projeto de governo foi denominado Plano 
a) Brasília. 
b) Salte. 
c) das Reformas de Base. 
d) de Metas. 
e) de Desenvolvimento Econômico.

Questão 40 - UNIFOR 2011/2 - O Governo de Juscelino Kubitschek (JK) inaugurou a fase desenvolvimentista no Brasil ao estabelecer o Plano de Metas. O Plano foi consolidado originalmente num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, e posteriormente foi incorporada uma meta-síntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. Com relação ao Plano de Metas assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base. 
b) Entre as metas do Plano estava a criação da Petrobrás e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). 
c) Apesar de não receber muita atenção, o setor de educação também era contemplado no Plano de Metas proposto por JK. 
d) A presença do capital de origem estrangeira foi fundamental para a execução de investimentos previstos no Plano de Metas. 
e) O Plano foi bem sucedido no desenvolvimento dos setores produtores de bens de capital e de bens de consumo duráveis.

Questão 41 - UNEMAT 2010/1 - Do ponto de vista sócio-político e econômico, assinale a alternativa que representa corretamente o período presidencial de Juscelino Kubitschek. 
a) A indústria que menos cresceu foi a automobilística, resultado da retração do ingresso de capitais estrangeiros no Brasil. 
b) Mesmo com o grande volume de recursos aplicados no Programa de Metas, o governo Kubitschek não teve problemas de déficits do orçamento federal. 
c) Apesar das tensas relações entre o Brasil e o FMI, o presidente Kubitschek optou por não romper com o Fundo Monetário Internacional. 
d) Dois importantes partidos apoiaram, no Congresso Nacional, os projetos do governo de Juscelino Kubitschek, o PSD e o PTB. 
e) Os índices de crescimento e desenvolvimento econômico, durante o governo JK, inibiram o movimento sindical que não conseguiu organizar sequer uma greve dos trabalhadores.

Questão 42 - CESGRANRIO 2009 - “Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos. A era da sabedoria. A era da tolice. Foi a primavera da esperança. Foi o inverno do desespero. Tínhamos tudo diante de nós. E nada tínhamos diante de nós. Caminhávamos todos rumo ao paraíso. Ou direto para o inferno.” A nenhum outro período da História brasileira as palavras de Charles Dickens se aplicam com tamanha propriedade quanto ao governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira, (...) Leandro Loyola e Thomas Traumann in Revista Época n. 399, 03 jan.1996. 
Das afirmativas abaixo, assinale a que ilustra corretamente o governo Kubitschek (1956-1961). 
a) A política de não-alinhamento e o conseqüente rompimento com o FMI levaram o Governo JK a uma espiral inflacionária, que só foi contida com a execução do Plano SALTE. 
b) Seguidor da política econômica nacionalista de Vargas, JK estimulou o empresariado internacional a investir no mercado interno como forma de combater a concentração de renda. 
c) Em plena Guerra Fria, o governo JK perdeu apoio quando condecorou Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, e defendeu o reatamento das relações diplomáticas com a China. 
d) Enquanto o programa de desenvolvimento econômico proposto por JK e apoiado pelo capital internacional impulsionou a industrialização brasileira, o êxodo rural avançava em direção ao centro-sul, aumentando a pobreza nos grandes centros urbanos. 
e) Ao enfatizar o setor de produção de bens de consumo duráveis, o governo JK procurou mobilizar a população excludente graças à expansão do crédito direto ao consumidor, o que garantiria um aumento do mercado nacional.

Questão 43 - UEL 2014 - A construção da cidade de Brasília fez parte do processo desenvolvimentista dos anos 1950 liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek e seu vice, João Goulart. O projeto modernizante de JK assentava-se na política do “50 anos em 5”, que preconizava, entre outras coisas, dotar o país de uma infraestrutura suficiente para sustentar a industrialização. Com base nos conhecimentos sobre a política econômica desse período histórico brasileiro, assinale a alternativa correta. 
a) Disseminou o ensino técnico para todas as regiões do país, por meio dos institutos técnicos federais. 
b) Expandiu a construção de usinas hidrelétricas e abasteceu de energia o setor produtivo. 
c) Implantou a SUDAM, que realizou a modernização e a transformação da região amazônica. 
d) Priorizou a importação de veículos automotores para o país se inserir no mercado internacional. 
e) Privatizou a Companhia Siderúrgica Nacional, com a abertura do seu capital para investidores estrangeiros.

Questão 44 - ADVISE 2022 - O governo de Juscelino Kubistchek (1956-1960) elegeu cinco grandes áreas para receber investimento: energia, transporte, indústria, alimentação e educação. Este conjunto de medidas recebeu o nome de: 
A) Reformas de base. 
B) Reformas trabalhistas. 
C) New Deal. 
D) Portal de acordos. 
E) Plano de metas.

Questão 45 - FUVEST 1992 - O desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek, que se traduziu no Plano de Metas, foi realizado com: 
a) imensas dificuldades porque não previa a utilização de investimentos estatais. 
b) consideráveis investimentos da Comunidade Europeia e dos países asiáticos. 
c) grandes investimentos do Estado e entrada maciça de capital estrangeiro. 
d) investimentos particulares nos serviços públicos e privatização das empresas estatais. 
e) imposição de restrições nas atividades políticas e implantação da reserva de mercado para as empresas nacionais.

Questão 46 - FAMP 2018/2 - Leia a seguir. 
[...] foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos (tentativa de golpe da União Democrática Nacional (UDN) e dos militares), rapidamente colocou em ação o Plano de Metas [...]. (
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br) 
Essa descrição do excerto acima se refere ao seguinte ex-presidente do Brasil. Aponte-o. 
a) Juscelino Kubitschek. 
b) Jânio Quadros. 
c) Ranieri Mazzilli. 
d) Humberto Castelo Branco.

Questão 47 - Mackenzie-SP  - A respeito do governo Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa correta. 
a) O setor agrícola sofreu grande impulso econômico, fixando o trabalhador no campo e detendo o êxodo rural. 
b) A Operação Panamericana (OPA), proposta por Kubitschek, recebeu, na época, total apoio dos E.U.A. 
c) O Fundo Monetário Internacional deu total sustentação ao governo de Kubitschek, sem impor sacrifícios à política econômica desenvolvimentista. 
d) O extraordinário crescimento econômico do período anulou as diferenças regionais no país e não concentrou a renda. 
e) A política desenvolvimentista apoiava-se nos investimentos diretos estrangeiros, nos empréstimos externos e nas emissões, tendo o Estado como promotor do crescimento econômico.

Questão 48 - Unifor-CE  - A política econômica do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) caracterizou-se pelo 
a) nacionalismo, alicerçado na política protecionista do comércio e no Estado democrático de direito. 
b) neoliberalismo, alicerçado na diminuição do Estado e na desregulamentação dos direitos e garantias sociais. 
c) desenvolvimentismo, alicerçado no estímulo do Estado à economia e favorecimento aos investimentos estrangeiros. 
d) liberalismo, alicerçado na abertura do mercado externo e no alinhamento incondicional à estratégia norte-americana da Guerra Fria. 
e) populismo, alicerçado na aliança política entre o governo e os trabalhadores e no Estado como principal agente do desenvolvimento.

Questão 49 - CEFET-MG 2015/2 - “Os anos JK, como se tornaram conhecidos, foram anos de otimismo. O presidente irradiava simpatia, a ‘bossa-nova’ surgiu na música brasileira, tornando-se, pouco a pouco, conhecida em todo o mundo.” 
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Olhando para dentro: 1930-1964. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2012, p. 115. 

O referido período da história do Brasil caracterizou-se pela 
a) política externa imparcial. 
b) economia nacional neoliberal. 
c) cultura oligárquica excludente. 
d) sociedade reformista igualitária. 
e) experiência eleitoral democrática.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - B
04 - A
05 - B
06 - A
07 - E
08 - D
09 - A
10 - A
11  - C
12 - A
13 - C
14 - E
15 - A
16 - B
17 - B
18 - B
19 - C
20 - C
21 - B
22 - E
23 - A
24 - B
25 - A
26 - D
27 - E
28 - D
29 - C
30 - A
31 - E
32 - D
33 - C
34 - B
35 - B
36 - C
37 - C
38 - E
39 - D
40 - B
41 - D
42 - D
43 - B
44 - E
45 - C
46 - A
47 - E
48 - C
49 - E

Nenhum comentário: