PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo João Goulart - com gabarito

Questão 01 -  MPE-GO 2017  - Com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, o Brasil mergulhou em grave crise política, na qual se fez presente a perspectiva de guerra civil. O vice-presidente João Goulart, acusado de esquerdista e de comprometido com o radicalismo sindical, teve sua posse contestada pelos adversários do getulismo. A crise somente foi contornada por meio da aprovação de um Ato Adicional à Constituição de 1946. Esse Ato Adicional estabelecia:
a) A instalação do sistema parlamentarista de governo no Brasil. 
b) A convocação imediata de novas eleições, ato que não agradou a setores mais conservadores do exército.
c) A criação de um governo de exceção, comandado conjuntamente pelos presidentes da Câmara e do Senado, até que retornasse ao Brasil o vice-presidente João Goulart, à época da renúncia em visita oficial à China.
d) A criação de um gabinete civil-militar para governar o país até a realização de novas eleições, mas que terminou por precipitar o Golpe Militar, em 1964, antes da efetivação das eleições.
e) A concessão de amplos poderes à Cadeia da Legalidade, liderada pelos setores nacionalistas e pelo PTB.

Questão 02 - PM-MG - 2015 - O governo de João Goulart foi marcado por intensa tensão política e crise econômica. A atuação política de Jango, além do cunho populista, herdado de Getúlio Vargas, era também identificada como comunista pelas forças conservadoras brasileiras. Analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.
I. Jango começou a governar com poderes restringidos pelo sistema parlamentarista, adotando neste período uma linha moderada, procurando demonstrar sua adesão aos princípios democráticos e repulsa ao comunismo.
II. Nos meios militares cresceu a partir de 1963 a conspiração contra Jango, fortalecida pelos partidários de uma “intervenção defensiva” contra os excessos de Jango.
III. O posicionamento político de Jango gerou revolta popular perante as Reformas de Base, que afetaram negativamente as classes menos favorecidas.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Todas as afirmativas estão incorretas.
C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 03  - CEFET-MG - 2011-2 - A partir de janeiro de 1963, João Goulart governou o Brasil sob o regime presidencialista. Sobre esse período, afirma-se:
I - As Forças Armadas exerceram o papel de garantidoras do governo eleito na forma da Constituição.
II - As oligarquias agrárias e a burguesia urbana foram os principais aliados de Jango durante seu governo.
III - As tensões sociais se agudizaram ao mesmo tempo em que se assistia à radicalização das forças políticas.
IV - As relações com os EUA se deterioraram e as pressões de Washington sobre Goulart tornaram-se cada vez mais incisivas. São corretas apenas as assertivas
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.

Questão 04 - FGV-SP 2010 - 
(Augusto Bandeira, O Correio da Manhã, 10.07.1962, apud Jayme Brener, Jornal do Século XX, p. 226)) A charge mostra o presidente Jango
A) interessado no restabelecimento do presidencialismo, pois a sua posse, em 1961, só foi garantida com a instituição do parlamentarismo.
B) defendendo a manutenção do sistema parlamentarista, posição contrária de Carlos Lacerda (UDN) e de Adhemar de Barros (PSP).
C) responsabilizado pela radicalização política do governo em função da opção pelo sistema parlamentarista e pela reforma agrária.
D) recebendo apoio das Ligas Camponesas para defender a aprovação de uma emenda constitucional que estabeleceria a reforma agrária.
E) alheio à grave crise política gerada pela institucionalização do parlamentarismo e preocupado com as eleições presidenciais de 1965.

Questão 05 - Instituto Machado de Assis - 2018 -  O governo de João Goulart (1961-1964) foi o mais atribulado da história da República Brasileira. A partir de conhecidos prévios sobre esse governo é adequado afirmar que:
A) O governo de Goulart não deu continuidade a uma política externa independente seguida pelo anterior.
B) No seu governo não houve uma política agrária devido aos vários interesses sociais.
C) João Goulart adotou uma política nacional reformista, baseada no Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico.
D) Jango incentivou a participação de empresas estrangeiras em vários setores e não se preocupou com a insatisfação social.

Questão 06 - UERJ 2016.2 - Dirijo-me a todos os brasileiros, não apenas aos que conseguiram adquirir instrução nas escolas, mas também aos milhões de irmãos nossos que dão ao Brasil mais do que recebem, que pagam em sofrimento, em miséria, em privações, o direito de ser brasileiro e de trabalhar sol a sol para a grandeza deste país. Aqui estão os meus amigos trabalhadores, na presença das mais significativas organizações operárias e lideranças populares deste país. Àqueles que reclamam do Presidente da República uma palavra tranquilizadora para a Nação, o que posso dizer-lhes é que só conquistaremos a paz social pela justiça social. A maioria dos brasileiros já não se conforma com uma ordem social imperfeita, injusta e desumana. João Goulart, em comício no Rio de Janeiro, 13/03/1964. Adaptado de jornalggn.com.br.
No evento conhecido como Comício da Central do Brasil, o Presidente João Goulart proferiu discurso em que reafirmava algumas das propostas de seu governo, atendendo a demandas de organizações sindicais. A proposta desse governo mais diretamente associada à promoção da justiça social foi:
A) realização da reforma agrária
B) gratuidade do ensino público
C) concessão do voto aos analfabetos
D) introdução dos direitos trabalhistas


Questão 07 - UPF 2018.1 - Em 31 de março de 1964, ocorreu um Golpe Militar, com a derrubada do presidente constitucional João Goulart. Sobre esse golpe, analise as seguintes afirmativas: 
I. Foi o resultado de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos nacionalistas que o governo João Goulart estava tomando. 
II. Foi a forma encontrada pelo Alto comando militar para garantir a posse do novo presidente recém-eleito, que a União Democrática Nacional (UDN) estava tentando impedir. 
III. Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira diante da tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país. 
IV. Evitou que o Partido Comunista Brasileiro, os sindicatos de trabalhadores e setores do Partido Trabalhista Brasileiro continuassem a exigir do presidente a implementação imediata das “reformas de base”.
Está correto apenas o que se afirma em 
a) I e IV. 
b) II e IV. 
c) I e III. 
d) II e III. 
e) I, II e III.

Questão 08 - Instituto Machado de Assis - 2018 - João Goulart, em 1964, sem condições de resistir ao Golpe Militar deixou o Brasil e se exilou no seguinte país:
A) Uruguai.
B) Argentina.
C) Paraguai.
D) Estados Unidos.

Questão 09 - FGV-SP 2000 - “Perdendo o terreno na luta mobilizatória, os golpistas militares e civis aceitaram uma solução de compromisso aprovada no Congresso: a instauração do regime parlamentarista. Entre os dias 5 e 7 de setembro, Jango retornou a Brasília, prestou juramento como presidente da República e iniciou um governo extremamente tenso e instável.” (Edgard Luiz de Barros. O Brasil de 1945 a 1964)
Esta “perda de terreno na luta mobilizatória”, à qual o texto se refere, é:
a) ampla participação dos trabalhadores no comício da Central do Brasil, em apoio às medidas nacionalistas propostas pelo presidente Jango;
b) denominada Rede da Legalidade, liderada por Leonel Brizola, com apoio de outros governadores e do III Exército, pela posse constitucional de Jango; 
c) ampla participação de diferentes setores sociais progressistas na Marcha da Família com Deus pela Liberdade na defesa do parlamentarismo, como uma saída controlada para a posse de Jango;
d) articulação de Tancredo Neves com parlamentares, radicalizando-os contra os militares e civis golpistas, em prol da política proposta por Jango;
e) apoio e, simultaneamente, paralisação, por 72 horas, de trabalhadores da cidade e do campo pela posse de Jango.

Questão 10 - FUVEST 1999 - Sobre o governo de João Goulart (1961-1964), é possível afirmar que
a) tomou medidas claras e definidas para a implantação do socialismo no Brasil;
b) propôs as chamadas “reformas de base” que pretendiam promover, entre outras, as reformas agrária e urbana; 
c) fechou os olhos às lutas guerrilheiras que se implantavam em diversos pontos do Brasil;
d) foi anti-imperialista, promovendo a ruptura das relações diplomáticas com os Estados Unidos;
e) tomou medidas drásticas contra os capitais externos, nacionalizando as empresas estrangeiras.

Questão 11 - FGV-SP 2008 - (...) procurou implementar o Plano Trienal e reduzir as desigualdades regionais. Elaborado (...) pelo economista Celso Furtado, o plano pretendia deter a inflação sem diminuir o crescimento econômico. Para tal projeto, além de gastos públicos e das contenções temporárias de salários, previa-se a adoção de reformas de base (estruturas agrária, tributária, administrativa, bancária, eleitoral e educacional) que pudessem dinamizar a economia nacional. (Flavio de Campos, Oficina de História – História do Brasil)
O fragmento faz referência ao governo de
a) João Goulart.
b) Getúlio Vargas.
c) Juscelino Kubitsckek.
d) Jânio Quadros.
e) Eurico Gaspar Dutra.

Questão 12 - FGV-SP 2008 - Economia - 1ª fase - Após a renúncia de Jânio Quadros, Ranieri Mazzili assumia provisoriamente a presidência da república. Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, seguiam-se grandes manifestações populares pela posse de João Goulart, lideradas pelo Governador Leonel Brizola e pelo Comando do III Exército. Esses fatos desencadearam:
a) a Campanha da Legalidade e a solução parlamentarista.
b) o Queremismo e o confronto entre forças populistas e militares.
c) o impeachment do vice-presidente e a convocação de novas eleições.
d) o golpe militar de 1964 e a queda de João Goulart.
e) a Campanha das Diretas e a vitória de Tancredo Neves pela oposição.

Questão 13 - FUVEST 2018/19 - Transferência – 1ª Fase -

 Augusto Bandeira. Correio da Manhã, 11.05.1962. Apud: Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, p. 143. Publicada em 1962, a charge
A) associa o presidente João Goulart ao varguismo e caracteriza sua política como antiga e ultrapassada.
B) defende a continuidade, sob o governo João Goulart, do industrialismo e do desenvolvimentismo varguista.
C) valoriza a habilidade política do presidente João Goulart e o diferencia do autoritarismo do Estado Novo.
D) celebra a iniciativa do presidente João Goulart de convocar uma nova Assembleia Constituinte.
E) relaciona o governo de João Goulart à Primeira República e ironiza seus projetos de reforma social

Questão 14 - FAMERP 2020 - Observe a charge de Lan, publicada no Jornal do Brasil em 13.06.1963.

A charge representa o então presidente João Goulart, 
A) ironizando sua indefinição político-ideológica. 
B) destacando sua fé e sua religiosidade. 
C) satirizando sua complicada vida familiar. 
D) valorizando sua capacidade de mediação política. 
E) enfatizando a neutralidade de sua posição partidária.

Questão 15 - URCA 2019/2 - “Poucas vezes um presidente da República assumiu o poder em circunstâncias tão difíceis quanto João Goulart. O País estava mergulhado em uma crise econômica grave, com dívidas a pagar imediatamente e sem recursos para investimento. Politicamente, estava dividido entre forças antagônicas prestes ao confronto armado. E inserido numa Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos” 
(Revista Caros Amigos, n°19, março de 2004. P. 04, Edição especial). 
Considerando o texto acima, podemos afirmar corretamente sobre o governo de João Goulart: 
a) A renúncia de Jânio Quadros levou as forças políticas conservadoras a apoiarem João Goulart por meio da tentativa de golpe que, mesmo fracassada, levou Goulart ao poder; 
b) A tentativa de golpe que levou João Goulart ao poder originou uma experiência presidencialista com grandes limitações ao poder do Presidente; 
c) Apesar da crise política, João Goulart recebeu uma boa herança econômica, com as dívidas externas sanadas e considerável disponibilidade de crédito internacional; 
d) A permanência de João Goulart no poder somente foi possível graças ao apoio da Igreja Católica no poder, que via o presidente que renunciou, Jânio Quadros, como um acumpliciado com o movimento comunista. 
e) João Goulart assumiu em meio a um confronto de classes e à crise do regime: de um lado, o projeto de desenvolvimento capitalista nacional, reformista, de outro, o projeto que previa a liberação do câmbio, defendia o rigor no controle da inflação e a abertura do país ao capital externo.

Questão 16 - FCMSJF 2016/2 - Sobre o governo João Goulart (1961-1964), é correto afirmar que: 
a) buscou construir relações de submissão aos Estados Unidos, distanciando-se da União Soviética como decorrência da sua ideologia comunista. 
b) conseguiu concluir seu mandato, sendo substituído por Ranieri Mazzilli, mediante eleições diretas, com ampla participação popular. 
c) procurou romper com o legado do varguismo, aproximando-se da União Democrática Nacional (UDN) e das reformas liberais. 
d) propôs as “reformas de base” como iniciativas capazes de promover a reforma agrária e a reforma urbana.

Questão 17 - UNICAMP 2011 - Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou: “Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares.” 
(Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.)
Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, é possível afirmar o seguinte: 
a) Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato. 
b) Quando Jango apresentou ao Congresso Nacional as reformas de base, elas já haviam sido alteradas, abrindo mão da reforma agrária, para agradar aos setores conservadores, e não apenas às classes populares. 
c) Com as reformas de base, Jango buscou afastar a fama de esquerdista, colocando na ilegalidade os partidos comunistas, mas motivou a oposição de militares e políticos nacionalistas, ao abrir o país ao capital externo. 
d) Jango desenvolveu um plano de reformas que deveriam alterar essencialmente as carreiras dos militares, o que desagradava muitos deles, mas também reprimiu várias greves do período, irritando as classes populares.

Questão 18 - UEA 2021 - A posse de João Goulart na presidência significava a volta do esquema populista. Os ideólogos do governo e os dirigentes sindicais trataram de fortalecer o esquema. Ele deveria assentar-se na colaboração entre o Estado, a classe operária organizada e a burguesia industrial nacional. O Estado seria o eixo articulador dessa aliança. 
(Boris Fausto. História do Brasil, 2007. Adaptado.) 
As bases da aliança política mencionada no texto foram 
a) a abertura da economia ao capital estrangeiro e os investimentos estatais em infraestrutura. 
b) o combate à corrupção no aparelho do Estado e o rígido controle sobre a moralidade pública. 
c) o neoliberalismo na economia e as medidas para acabar com o grave processo inflacionário. 
d) o projeto de aceleração do crescimento e o programa de transferência direta de renda. 
e) a ideologia nacionalista na economia e os projetos de reformas populares sociopolíticas.

Questão 19 - FACASPER 2020 - O primeiro mês do ano de 1963 foi palco de plebiscito inédito na história do Brasil. No dia 6 de janeiro, mais de 12 milhões de cidadãos brasileiros votaram nesse plebiscito cujo resultado permitiu que João Goulart assumisse a cadeira presidencial. É correto afirmar que a consulta do referido plebiscito tratou da: 
a) escolha do sistema de governo, presidencialismo ou parlamentarismo. 
b) validade eleitoral de João Goulart como presidente da república. 
c) implementação da reforma agrária idealizada por Jango. 
d) reforma urbana e tributária necessárias após a renúncia de Jânio Quadros. 
e) renúncia do presidente Jânio Quadros em prol do seu vice.

Questão 20 - F. M. Triângulo Mineiro  - O parlamentarismo, implantado no Brasil em 1961, visava a 
a) evitar que as Forças Armadas apoiassem o presidente eleito democraticamente. 
b) contornar a crise política gerada pelo suicídio de Getúlio Vargas. 
c) garantir o cumprimento da Constituição, que estipulava esse sistema em caso de crise. 
d) limitar o poder de João Goulart, que assumiu a presidência após a renúncia de Jânio Quadros. 
e) favorecer os setores mais revolucionários da sociedade, insatisfeitos com Jânio Quadros.

Questão 21 - UFRN  - Durante o governo do presidente João Goulart (1961-1964), o Estado brasileiro tentou implementar um extenso programa de reformas políticas e econômicas, conhecidas como “Reformas de Base”, as quais fracassaram devido à(ao)
a) Lei de Remessa de Lucros, que estimulou o envio de recursos financeiros de multinacionais instaladas no Brasil, às matrizes, no exterior. 
b) oposição de expressivos grupos da sociedade brasileira, alarmados pela radicalização política de entidades ligadas aos trabalhadores. 
c) reação ostensiva das ligas camponesas, principalmente no Sudeste, que promoveram uma campanha nacional defendendo ideias desenvolvimentistas. 
d) Plano Trienal, cujo sucesso levou importantes setores do empresariado brasileiro a considerarem inócuo o programa de reformas defendido pelo presidente da república.

Questão 22 - U. F. São Carlos-SP  - De 1945 a 1964, a história da república brasileira distinguiu-se da República Velha, entre outros aspectos, pela grande instabilidade política. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o vice-presidente João Goulart, para tomar posse no executivo nacional, foi obrigado a aceitar uma emenda constitucional que, no dia 2 de setembro do mesmo ano, instituía 
a) o Conselho de Estado, composto por oficiais militares. 
b) uma junta militar, composta por oficiais das três armas. 
c) o parlamentarismo, como forma de governo. 
d) a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. 
e) a lei que regulamentava a remessa de lucros para o exterior

Questão 23 - UVA 2020/2 - A Marcha da Família com Deus, pela Liberdade, que ocorreu em São Paulo, em 19 de março de 1964, teve relação direta com o golpe de 1964, portanto ela pode ser traduzida como: 
a) manifestação militar de apoio ao projeto político de João Goulart. 
b) manifestação católica feminina de apoio ao govemo João Goulart. 
c) reação política dos movimentos sociais contra as Reformas de Base proposta pelo governo. 
d) reação conservadora ao Comício das Reformas realizado no Rio de Janeiro pelo presidente João Goulart.

Questão 24 - UECE 2008/1  - O movimento sindical urbano foi bastante atuante durante o governo João Goulart (1961-1964). Sobre o tema, é correto afirmar que: 
A) Goulart enfrentou inúmeras greves motivadas, apenas, por reivindicações salariais. 
B) No governo Goulart as ações sindicais, inclusive as greves, explicitaram o nível de participação dos sindicatos nas grandes questões nacionais. 
C) Durante o governo Goulart, o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) foi totalmente desarticulado e colocado no ostracismo por seu radicalismo. 
D) O governo Goulart enfrentava as greves e outras ações sindicais de forma intolerante e até truculenta.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - D
04 - A
05 - C
06 - A
07 - A
08 - A
09  - B
10 - B
11 - A
12 - A
13 - A
14 - A
15 - E
16 - D
17 - A
18 - E
19 - A
20 - D
21 - B
22  - C
23 - D
24 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...