UFV 2006 - Os governos de Vargas no Brasil, Perón na Argentina e Cárdenas no México têm sido denominados de “populistas”, em geral com sentido pejorativo. Ainda que tenham existido similaridades na trajetória política destes líderes, cada um dos regimes foi marcado por circunstâncias institucionais, ideológicas e políticas específicas. Com relação aos regimes populistas latino-americanos, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O “Trabalhismo” de Vargas mobilizou amplo apoio dos setores populares nos anos 40 e 50 graças à expansão dos direitos sociais e do controle da estrutura sindical promovidos pelo Estado Novo.
b) O “Justicialismo” emergiu na Argentina dos anos 40 graças às conexões políticas construídas por Perón com o movimento operário, através da Confederação Geral do Trabalho.
c) O “Populismo” latino-americano encontrava sua principal base de apoio nos camponeses, em função de seu programa de nacionalismo econômico e de industrialização.
d) O “Cardenismo” representava uma coalizão política heterogênea que, recuperando os ideais da Revolução Mexicana, tinha um programa de reforma trabalhista e agrária e de nacionalismo econômico.
e) O “Populismo”, no seu conjunto, representava a face política das transformações estruturais que ocorriam nas sociedades latinoamericanas, com a emergência de uma sociedade de massas.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário