IFRS 2019/1 - Getúlio Vargas esteve no centro do cenário politico brasileiro na primeira metade do século XX. Sobre o período em que esteve à frente do governo do Brasil (1930-45; 1951-54) é correto afirmar que
a) a Revolução de 1930, sob a liderança de Getúlio Vargas, foi uma reação das oligarquias dos Estados da região Sul contra os desmandos e desperdícios do governo federal, controlado pelos Estados da região Norte.
b) em 1944, o governo brasileiro enviou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), em apoio aos esforços dos Aliados (EUA, URSS e Inglaterra) contra as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Pode-se afirmar que esta ação não apresentava contradições em relação à forma de governo adotada por Getúlio Vargas no período.
c) a Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento liderado pela oligarquia paulista que buscava consolidar as mudanças políticas decorrentes da chegada de Vargas ao poder em 1930.
d) no campo econômico, a Era Vargas foi marcada pelos incentivos do Estado para o desenvolvimento do setor da agroexportação de produtos primários, em detrimento da industrialização do pais.
e) em 1937, foi revelado um suposto plano da Internacional Comunista para tomar o poder no Brasil. Embora não passasse de um documento forjado pelo governo com a ajuda da Ação integralista Brasileira (AIB), o chamado “Plano Cohen” serviu de justificativa para a suspensão das eleições daquele ano, para o fechamento do Congresso Nacional e para a destituição dos governadores e nomeação de interventores nos Estados. O período que se seguiu a estes acontecimentos ficou conhecido como Estado Novo ou Ditadura Vargas (1937-45).
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário