segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Questão de História - FATEC 2016/2 - Para a América espanhola, o Haiti foi um exemplo e uma advertência

FATEC 2016/2 - Leia o texto. 

Para a América espanhola, o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observado com crescente horror tanto por governantes quanto por governados. Os criollos podiam ver agora qual seria o resultado da perda de unidade na metrópole, da perda da calma pelas autoridades e da perda do controle pela classe governante colonial. Com a adoção dessas políticas sociais e raciais, o Haiti foi estigmatizado como inimigo de todos os regimes coloniais e escravistas das Américas, os quais tomaram medidas imediatas para se proteger. 
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo: Edusp, 2004. p.69. Adaptado. 

O texto faz referência 
a) à crise econômica, provocada pela queda brusca do preço do açúcar no mercado internacional, que levou milhares de haitianos a procurar refúgio nos Estados Unidos. 
b) ao terremoto que atingiu o Haiti na primeira década dos anos 2000, deixando 200 mil mortos, 250 mil feridos e mais de 1,5 milhões de pessoas desabrigadas. 
c) à Revolução Haitiana, movimento conduzido por escravos e ex-escravos contra o exército francês, que culminou na independência do Haiti. 
d) ao aumento expressivo de imigrantes haitianos na cidade de São Paulo e o consequente aumento dos casos de discriminação e racismo verificados a partir de 1990. 
e) à presença de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), que procuraram garantir a estabilidade política no Haiti após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

RESPOSTA:
Letra C.

A Revolução Haitiana teve início em 1791, na Ilha de São Domingos, tendo como base a Revolução Francesa iniciada anos antes. Sua independência só foi conquistada em 1804, porém o movimento gerou profundo temor nas lideranças de outros territórios de que algo parecido ocorresse nas colônias da América do Sul.

Nenhum comentário: