FASA 2018 - Leia o texto a seguir: “A União Soviética alcançou o auge de seu prestígio, poder e influência no imediato pós-guerra. Em 1945, as forças soviéticas ocupavam todo o Leste Europeu, a parte oriental da Alemanha e a cidade de Berlim. Nas conferências de Yalta e Potsdam, nesse mesmo ano, estabeleceu-se uma esfera de influência soviética na Europa Oriental e iniciou-se o processo conflituoso que conduziria à bipartição da Alemanha. Nos anos seguintes, a esfera de influência soviética consolidou-se como um bloco de países satélites. [...] Durante quatro décadas, a União Soviética comportou-se como uma versão socialista do Império Russo. Os líderes soviéticos dispunham de autoridade política igual ou maior que a dos antigos czares. [...] Em 1991, a Rússia declarou extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e conclamou a criação de uma federação de repúblicas independentes. A dissolução da União Soviética não representou o fim da hegemonia russa sobre o território do antigo império [...].”
Fonte: MAGNÓLIO, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
Assinale a alternativa que NÃO contém uma justificativa para entender que o fim da União Soviética não representou o fim da hegemonia russa sobre o território do antigo império.
a) A manutenção da Rússia fiel às políticas que subsidiaram a Revolução Russa em 1917, mesmo tendo passado 100 anos de sua ocorrência.
b) O Estado russo conserva enorme poderio estratégico e bélico, com influência decisiva sobre as antigas repúblicas soviéticas.
c) A Comunidade dos Estados Independentes (CEI), desde a sua criação, é uma entidade política instável que ainda não conseguiu estabelecer um mercado comum.
d) A presença de importantes e imensas jazidas de reservas de carvão, petróleo e minerais metálicos favoreceu a dispersão das indústrias no território russo.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário