UFMS - Leia o texto a seguir.
“As transformações resultantes das novas dinâmicas econômicas são mais perceptíveis no espaço urbano, especialmente nas áreas metropolitanas latino-americanas. Logicamente, as metrópoles constituem-se em "terreno fértil" para a territorialização das novas dinâmicas por se apresentarem estratégicas à reprodução do capital (maior concentração de capitais, onde já estão localizadas as grandes instituições e empresas - nacionais, multinacionais eO texto descreve a configuração socioespacial das áreas metropolitanas da América Latina, resultante do processo de globalização. Este fenômeno urbano é denominado de: transnacionais). Se, por um lado, neste espaço o processo de globalização pode ser mais bem percebido, por outro, a fragmentação acontece de modo acentuado. É expressiva a presença de grande número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza e de miséria, bem como o número de desempregados - marcas da exclusão social. A diferenciação socioeconômica e espacial é assim, tanto uma característica das metrópoles como uma consequência do processo de metropolização.”
BERNADELLI, M. L. F., LOCATEL, C. D., BARBUDO, R. R. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Barcelona, Universidad de Barcelona, v. VII, n. 146(134), 1 ago. 2003. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn146(134).htm.
Acesso em: 14 dez. 2020.
O texto descreve a configuração socioespacial das áreas metropolitanas da América Latina, resultante do processo de globalização. Este fenômeno urbano é denominado de:
a) expansão vertical.
b) hierarquia urbana.
c) processo de conurbação.
d) segregação socioespacial.
e) desconcentração industrial.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário