PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - UECE 2022.1 - De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021)

UECE 2022.1 - De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a população brasileira chegou aos 213,3 milhões. Destes, 21,9%, isto é, 46,7 milhões, estão concentrados em 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes; enquanto que 14,8%, isto é, 31,6 milhões, concentram-se em 3.770 municípios com menos de 20 mil habitantes cada. Quanto às Regiões Metropolitanas, o estudo apontou que, juntas, as 28 regiões metropolitanas, mais as regiões integradas de desenvolvimento e as aglomerações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes somam mais de 100 milhões de habitantes, o que equivale a 47,7% da população brasileira. Considerando-se tal estrutura da distribuição populacional, é correto afirmar que 
A) a equilibrada distribuição da população brasileira entre seus municípios decorre das políticas territoriais de organização e ocupação do espaço brasileiro levadas à cabo por diferentes governos, imperiais e republicanos, ao longo dos séculos XIX e XX. 
B) a urbanização concentrada é herdeira de um passado colonial, no qual os principais centros urbanos eram receptores das ordens e fluxos emitidos pela metrópole portuguesa, o que resultou em um padrão urbano macrocefálico, no inchado setor terciário e grande mercado de trabalho formal e informal, os quais estão na base explicativa da concentração demográfica que até hoje pesa sobre tais municípios metropolitanos. 
C) os 375 municípios de porte médio, isto é, aqueles que possuem entre cem mil e menos de um milhão de habitantes, conseguiram equilibrar a distribuição da população brasileira, sobretudo em função do Programa de Cidades de Porte Médio, que teve sua vigência na década de 1970, durante o II Plano Nacional de Desenvolvimento. 
D) a existência de 3.770 municípios com menos de 20 mil habitantes é de fundamental importância para o equilíbrio demográfico, das contas públicas e economia do gasto público. Ademais, corrobora com a importância do seu estudo geográfico e da elaboração das políticas públicas voltadas para cidades pequenas.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: