FUVEST 2022 - No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de
220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no
Canal de Suez no Egito em rota para o porto de
Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas
extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês
em razão das condições de vento e maré, além da
operação promovida por rebocadores.
Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, podese atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições:
(A) Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África,
com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água
do mar pela maré de quadratura.
(B) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e
África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da
água do mar pela maré de sizígia.
(C) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e
África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água
do mar pela maré de quadratura.
(D) Formação de um gradiente de pressão entre África e
Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível
da água do mar pela maré de sizígia.
(E) Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa,
com predomínio de calmarias e vazante do nível da água
do mar pela maré neutra.
RESPOSTA:
Letra B.
O reflutuamento do navio Ever Given ocorreu por uma conjunção de fatores naturais, influenciado pela ação dos ventos e pela elevação das marés. Os ventos se movimentam de acordo com um gradiente de alta pressão para baixa pressão. Observa-se no mapa que, no período analisado, as isóbaras (linhas de igual pressão atmosférica) são maiores no continente europeu do que aquelas presentes no norte da África. Conclui-se assim que os ventos estão se deslocando da Europa para o norte da África, demostrado pela seta vermelha que indica que os ventos que atingem o Canal de Suez são oriundos do ponto colateral Noroeste. Além da influência dos ventos, o reflutuamento do navio ocorreu devido ao período de marés de sizígia. Essa situação ocorre nas luas cheias e novas, caracterizada pelo momento em que ocorre o alinhamento da Terra, da Lua e do Sol, causando uma maior amplitude de marés, situação observada no gráfico.
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