FMABC 2022 - Quando Joe Biden disse na última segunda-feira (16.08.2021) que era um erro “lutar indefinidamente num conflito que não é do interesse nacional dos Estados Unidos”, ele fez mais do que dar uma desculpa para a retirada de seus militares do Afeganistão, que deixou milhões de pessoas sob o controle do Taleban. Nas entrelinhas, o que Biden disse foi que o tal “interesse nacional dos Estados Unidos” não reside mais no mundo árabe. Até bem pouco tempo atrás, nenhum presidente americano sonharia com um argumento desses. (www.folha.uol.com.br, 18.08.2021. Adaptado.)
Considerando o excerto e conhecimentos sobre a geopolítica mundial, o interesse dos Estados Unidos no mundo árabe foi pautado
a) pela coprodução de armas nucleares.
b) pelo combate a grupos separatistas.
c) pela presença de petróleo.
d) pelo uso irracional de recursos hídricos.
e) pelo desmonte à primavera árabe.
RESPOSTA:
Letra C.
Durante o século XX e, principalmente após a II Guerra Mundial, o crescimento econômico dos EUA passou a exigir elevados volumes de matérias-primas e combustíveis, entre eles, o petróleo. O Oriente Médio surge então como grande fornecedor desse combustível, conduzindo a geopolítica estadunidense para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário