PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FGV-SP 2018/2 - Vivemos, hoje, a “era da informação” e do “ciberespaço”

FGV-SP 2018/2 - 
Vivemos, hoje, a “era da informação” e do “ciberespaço” em que a visibilidade e a comunicação instantânea e o uso de suportes e suplementos, como computadores, Internet, softwares, celulares, cartões de crédito/débito, se tornaram “objetos” de desejo de uma parte considerável da população. Nesses tempos da globalização, visões otimistas afirmam que há uma ordem mundial colaborativa, apesar das diferenças nacionais. 
(MACHADO, Lia Osório in: Geousp – Espaço e Tempo, 2017) 
As opções a seguir referem-se corretamente à globalização, à exceção de uma. Assinale-a. 
a) A visão positiva dos processos de globalização é estimulada por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a OMC, em termos de livre comércio e de abertura dos mercados nacionais à livre circulação de capitais e da informação. 
b) O avanço da globalização se expressa na aceitação da bitcoin, já que, no mundo inteiro, os maiores negócios das finanças estão substituindo, em suas transações, as moedas tradicionais, como o dólar e o euro, pela moeda virtual/digital ou pela criptomoeda. 
c) Os movimentos antiglobalização, presentes em alguns países, exigem maior protecionismo, com políticas econômicas focadas em seus mercados internos, e propõem, até mesmo, a rejeição à entrada de migrantes. 
d) O mundo globalizado apresenta um paradoxo entre as experiências cotidianas dos indivíduos e dos consumidores finais e os sistemas invisíveis que lhe dão sentido e poder, como o atuante na esfera do dinheiro – o sistema financeiro mundial. 
e) A globalização, em um mundo de Estados territoriais soberanos, é incorporada ao senso comum por imagens como “um mundo sem fronteiras” ou a “porosidade das fronteiras”.

RESPOSTA:
Letra B .
O bitcoin ainda é uma moeda em experiência, mais voltada para o mercado financeiro e ainda não substituiu o dólar ou o euro nas negociações de grandes contratos entre empresas no mundo inteiro.

Nenhum comentário: