FDF 2014 -“A mobilidade de pessoas e de informações está no coração do fenômeno da globalização. Assim, a imigração no Canadá (como, por exemplo, no Québec) tornou-se hoje em dia uma realidade social incontornável [...] para o Canadá a imigração internacional é mais diversificada [...] a paisagem sócio-religiosa do Québec se diversificou fortemente a partir dos anos 1970: o islã, o budismo, o hinduísmo, o sikismo, o evangelismo protestante e outras religiões orientais, assim como novos movimentos religiosos (seitas) [estão presentes].”
(Michel Nyabenda. Impactos da interculturalidade sobre os cuidados com a saúde. Lyon: Université Jean Moulin, 2010. p. 115. Adaptado.)
No Québec (Canadá) exemplificam-se várias consequências da globalização, o que nos permite dizer que
a) a presença num mesmo espaço de culturas diferentes, com religiões e línguas distintas, tem um potencial explosivo grande, como no caso tratado.
b) a globalização não é só veiculação de algumas poucas culturas para o mundo todo, ela é também o encontro de culturas diversas num mesmo local. c) a nova mobilidade de pessoas tende a fazer com que elas tenham que abandonar suas culturas próprias e aderir à cultura do local onde vão morar.
d) o multiculturalismo num único local resulta em intolerância, pois não é possível convívio democrático entre pessoas tão diferentes.
e) tanto a imigração quanto a circulação de informações de origens culturais distintas têm degradado a cultura ocidental, que está perdendo sua coesão.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário