FAMERP 2022 - A educação ambiental é uma proposta que nasce em um momento histórico de alta complexidade. Faz parte de uma tentativa de responder aos sinais de falência de todo um modo de vida, o qual já não sustenta as promessas de felicidade, afluência, progresso e desenvolvimento. A modernidade ocidental, da qual somos filhos, apostou todas as suas fichas em uma razão científica objetificadora e no otimismo tecnológico correspondente. Do mesmo modo, fez-nos crer que o bem viver residia no imperativo da acumulação material baseada nos circuitos de trabalho, produção e consumo.
(Isabel C. de M. Carvalho. Educação ambiental, 2012. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a educação ambiental caracteriza uma resposta
(A) ao modo de produção capitalista, ineficiente na construção de paisagens naturais.
(B) à sociedade de consumo, predatória em sua relação sociedade-natureza.
(C) ao consumo consciente, agregador de valor aos produtos com baixa demanda nos mercados.
(D) à obsolescência programada, estratégia adotada pelas empresas para estimular a sustentabilidade.
(E) à desorganização social, ausente de leis reguladoras de uso e ocupação dos espaços.
RESPOSTA:
Letra B.
A educação ambiental tem como característica
promover a conscientização dos indivíduos por meio
do ensino e da problematização que suas ações
provocam no meio ambiente. Assim, o consumismo,
capaz de ampliar o predatismo sobre o espaço natural,
é uma das temáticas abordadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário