Explique as diferenças mais importantes entre a produção fordista e a toyotista.
RESPOSTA:
A produção fordista foi implantada inicialmente por
Henry Ford em sua fábrica em Michigan (Estados Unidos), a partir de 1913 – daí o nome desse processo de
produção. Foi inspirado no taylorismo: Ford pôs em prática as ideias propostas pelo engenheiro Frederick Taylor.
O fordismo está ancorado na produção em escala e na
acentuada divisão do trabalho no interior da fábrica. Ou
seja, a produção é feita em grandes lotes de um único
modelo de produto e cada operário executa uma única
função ultraespecializada. Na fábrica fordista, há uma
rígida hierarquia, na qual os trabalhadores não têm
nenhuma autonomia, e como o controle de qualidade
é feito apenas no fim do processo de produção, muitos
defeitos não são evitados, aumentando o desperdício.
Esse tipo de organização da produção demanda elevados estoques de insumos, exigindo grandes armazéns,
portanto alta imobilização de capitais, o que aumenta
os custos de produção. Funcionou bem até os anos 1970,
quando as indústrias mais modernas começaram a
substituí-lo pelo toyotismo. Em países em desenvolvimento, o fordismo ainda permanece em indústrias que
exigem muita mão de obra barata.
A produção enxuta foi desenvolvida pelo engenheiro
japonês Taiichi Ohno e começou a ser implantada na
fábrica da Toyota, no Japão, a partir do final dos anos
1950; por isso, esse sistema de produção é também
conhecido como toyotismo. Está ancorado na produção
em escopo, ou seja, há uma grande diversificação de
modelos fabricados. Praticamente não há hierarquia, os
trabalhadores são multifuncionais, organizados em círculos de controle de qualidade, de forma que eles mesmos sejam os responsáveis pelo controle de qualidade
dos produtos e pela detecção de defeitos ao longo do
processo. Isso reduz significativamente o desperdício.
Como o toyotismo está ancorado no just-in-time, praticamente não há estoques, podendo funcionar em fábricas menores e com baixa imobilização de capitais.
Com isso, os custos são menores e a produtividade é
maior. Hoje, em todo o mundo, nos setores industriais
mais avançados predomina a produção toyotista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário