PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Exercícios de Geografia sobre segregação socioespacial - com gabarito

Questão 01 - ENEM PPL 2020 - Esse processo concentra a população de renda mais elevada e maior poder político em áreas mais centrais e privilegiadas em termos de empregos, infraestrutura básica e serviços sociais. Ao mesmo tempo, redistribui a população menos favorecida quanto a esses aspectos, constituindo uma ocupação periférica que se estende até os municípios limítrofes. Neles, as condições de acesso às áreas mais centrais são agravadas pelas grandes distâncias e pelas dificuldades relacionadas à eficiência do sistema de transporte. 
CAIADO, M. C. S. Deslocamentos intraurbanos e estruturação socoiespacial na metrópole brasiliense. São Paulo em Perspectiva, n. 4, out.-dez. 2005. 

O texto caracteriza um estágio do processo de urbanização marcado pela 
a) segregação socioespacial. 
b) emancipação territorial. 
c) conurbação planejada. 
d) metropolização tardia. 
e) expansão vertical.

Questão 02 - UFV - As situações retratadas no trecho abaixo revelam inúmeros problemas ambientais que ocorrem nas cidades brasileiras em função dos processos de segregação socioespaciais: As redes gerais de água e esgotos freqüentemente interrompem-se em áreas de favelas e não atingem as periferias pobres em expansão, gerando situações de calamidade higiênica propícias à difusão de doenças. Os loteamentos clandestinos nos quais se erguem bairros populares muitas vezes invadem zonas de proteção de mananciais, comprometendo os suprimentos de água potável. O favelamento ocupa encostas e declividades sob risco de desabamento na estação das chuvas tropicais. 
(MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. A nova geografia: estudos de geografia do Brasil. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1998. p. 254.) 
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE os problemas ambientais urbanos ao processo de segregação socioespacial: 
a) A especulação imobiliária nas cidades brasileiras promove a ocupação de áreas de risco pela população mais pobre. 
b) A degradação ambiental nas metrópoles dos países pobres é resultado exclusivo da ocupação de áreas irregulares. 
c) A inexistência de redes de esgoto nas metrópoles brasileiras ocasiona problemas de saúde em toda a população urbana. 
d) Os problemas ambientais urbanos atingem única e exclusivamente as populações mais pobres das grandes cidades. 
e) A formação das “ilhas de calor” ocorre principalmente nas áreas pouco ocupadas das periferias, onde reside a população pobre.

Questão 03 - FAMECA 2019 - Os deslocamentos diários da população ocorrem nas mais variadas direções e são orientados por diversos motivos: trabalho, estudo, saúde, consumo, lazer, negócios etc. Esse ir e vir constitui elemento integrante da realidade das grandes cidades e reflete, portanto, suas desigualdades sociais e espaciais. Os deslocamentos constituem-se em indicativos não apenas das trajetórias que as pessoas realizam no espaço, mas também das oportunidades e/ou dos obstáculos. 
(Carlos Lobo. “Mobilidade pendular e a dispersão espacial da população”. In: Caderno de Geografia, no 45, 2016. Adaptado.) 
O fenômeno da migração pendular, de que trata o excerto, expressa 
a) a relação centro-periferia e a segregação socioespacial. 
b) a especulação imobiliária e o determinismo geográfico. 
c) a verticalização e o crescimento vegetativo. 
d) a orientação espacial e a concentração de renda. 
e) a terceirização e o preço da terra.

Questão 04 - UNIOESTE 2013 - 
Observe a imagem acima. Segundo os principais críticos da realização de grandes eventos esportivos no Brasil, os mesmos poderão acarretar um aumento de problemas urbanos como o representado na imagem acima. Assinale a alternativa correta que identifica o problema urbano em questão. 
a)Periferização. 
b)Ilhas de calor. 
c)Verticalização. 
d)Segregação socioespacial. 
e)Impermeabilização do solo.

Questão 05 - UFMS - Leia o texto a seguir. 
“As transformações resultantes das novas dinâmicas econômicas são mais perceptíveis no espaço urbano, especialmente nas áreas metropolitanas latino-americanas. Logicamente, as metrópoles constituem-se em "terreno fértil" para a territorialização das novas dinâmicas por se apresentarem estratégicas à reprodução do capital (maior concentração de capitais, onde já estão localizadas as grandes instituições e empresas - nacionais, multinacionais eO texto descreve a configuração socioespacial das áreas metropolitanas da América Latina, resultante do processo de globalização. Este fenômeno urbano é denominado de: transnacionais). Se, por um lado, neste espaço o processo de globalização pode ser mais bem percebido, por outro, a fragmentação acontece de modo acentuado. É expressiva a presença de grande número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza e de miséria, bem como o número de desempregados - marcas da exclusão social. A diferenciação socioeconômica e espacial é assim, tanto uma característica das metrópoles como uma consequência do processo de metropolização.” 
BERNADELLI, M. L. F., LOCATEL, C. D., BARBUDO, R. R. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Barcelona, Universidad de Barcelona, v. VII, n. 146(134), 1 ago. 2003. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn146(134).htm. 
Acesso em: 14 dez. 2020. 

O texto descreve a configuração socioespacial das áreas metropolitanas da América Latina, resultante do processo de globalização. Este fenômeno urbano é denominado de:
a) expansão vertical. 
b) hierarquia urbana. 
c) processo de conurbação. 
d) segregação socioespacial. 
e) desconcentração industrial.

Questão 06 - UNICAMP 2015 - Paisagem de uma metrópole brasileira
(Fonte: Tuca Vieira. Disponível em www.tucavieira.com.br. Acessado em 10/06/2014.) 

Considerando a imagem, assinale a alternativa correta. 
a) A organização do espaço geográfico nas metrópoles brasileiras caracteriza-se, na atualidade, pela tendência à homogeneização das formas de habitar, em função da existência de políticas urbanas e sociais exitosas. 
b) Os moradores do condomínio fechado e os moradores da favela compartilham áreas comuns de lazer, fato que expressa o enfraquecimento dos conflitos entre as diferentes classes sociais na metrópole. 
c) A concentração da riqueza permite a uma pequena parcela da sociedade viver em condomínios fechados de alto padrão, que, fortificados por aparatos de segurança, aprofundam a fragmentação do espaço urbano. 
d) A favela é um espaço monofuncional, exclusivamente residencial, desprovido de serviços urbanos básicos como energia elétrica, água, saneamento, limpeza e, portanto, equilibradamente coeso à malha urbana. 

Questão 07 - ENEM 2017 - A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. ln: HOGAN, D. J. et ai. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.

A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
a) expansão vertical. 
b) polarização nacional. 
c) emancipação municipal. 
d) segregação socioespacial. 
e) desregulamentação comercial.

Questão 08 - UEA 2013 - Analise o trecho da canção Periferia é periferia de Mano Brown.
Periferia é periferia
Milhares de casas amontoadas
Periferia é periferia
Em qualquer lugar gente pobre
(http://letras.mus.br. Adaptado.)

O fragmento ilustra um cenário típico das grandes urbes brasileiras, caracterizado por:
a) especulação imobiliária e deslocamento otimizado. 
b) segregação socioespacial e construções irregulares. 
c) inchaço urbano e aumento da população rural. 
d) planejamento e integração funcional.
 e) êxodo rural e proliferação de áreas verdes.

Questão 09 - FMC 2019/1 - Analise o texto sobre o processo de favelização:
Nos anos 1960, quando a América Latina estava debatendo como lidar com os assentamentos informais, as favelas, o urbanista britânico John Turner definiu que “favela não é problema, é solução”. Naquela ocasião, no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, as remoções forçadas eram a metodologia vigente. De lá pra cá, as favelas cresceram descontroladamente no Rio. Fracassaram retumbantemente as iniciativas do governo local para lidar com a favelização. Nítida é a aliança das milícias com a expansão imobiliária informal da Zona Oeste. Os bairros informais, dos trabalhadores e suas famílias, são os lugares onde se perpetua a ausência da República, a ponto de já termos um estado paralelo, armado, rico e violento. A democracia está se fraturando também. Tanto devemos urbanizar favelas, como monitorar e controlar, encerrando o ciclo de geração de mais favelização.
FAJARDO, W. Favela, lugar dos esquecidos. O Globo, Rio, 13 out. 2018, p. 14. Adaptado.

No texto, a favelização é abordada criticamente como um processo
a) gerador de regimes democráticos. 
b) garantidor de valores republicanos. 
c) promotor de especulação imobiliária. 
d) indicador de segregação socioespacial. 
e) identificador de países latino-americanos.

Questão 10 - FMP 2016 - Para quem é real a rede urbana?
Na grande cidade, há cidadãos de diversas ordens ou classes, desde o que, farto de recursos, pode utilizar a metrópole toda, até o que, por falta de meios, somente a utiliza parcialmente, como se fosse uma pequena cidade, uma cidade local. A rede urbana, o sistema de cidades, também tem significados diversos segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos aí presentes (...). Na outra extremidade, há os que nem podem levar ao mercado o que produzem, que desconhecem o destino que vai ter o resultado do seu próprio trabalho, os que, pobres de recursos, são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços e das carências locais.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987. p.112.

A situação descrita sobre a realidade dos cidadãos, em relação à grande cidade e à rede urbana, se refere diretamente ao processo de
a) alienação sociopolítica dos consumidores 
b) segregação socioespacial dos habitantes 
c) gentrificação das áreas centrais 
d) periferização das atividades produtivas 
e) verticalização de bairros suburbanos

Questão 11 - UFT/COPESE 2019.2 - Leia o fragmento de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e observe a imagem para responder a QUESTÃO.

...As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. (...)
Fonte: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo, Ática, 2000, p. 33.
Em relação ao fragmento do romance de Carolina Maria de Jesus e à imagem, é CORRETO afirmar que ambos: 
(A) apresentam situações de desigualdade social e segregação espacial. 
(B) exibem um contraponto entre um cenário campestre e um citadino. 
(C) expõem as relações harmoniosas e o ambiente lúdico das cidades. 
(D) elogiam a organização social e a arquitetura urbana.

Questão 12 - CEDERJ 2022.2 - Observe a charge.
Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/2019/02/chargecrescimento-cidade.html. Acesso em: 05 maio 2022.

Na charge, registra-se uma crítica direta sobre o problema estrutural: 
(A) degradação ambiental. 
(B) desvalorização cambial. 
(C) segregação socioespacial. 
(D) crescimento demográfico.

Questão 13 - CESMAC 2020/1 - Em algumas cidades, a arquitetura urbana moderna contrasta com a arquitetura antiga. Convivem, numa mesma paisagem, momentos históricos diferentes. Sobretudo em cidades dos países subdesenvolvidos, o moderno, sinônimo de riqueza, contrasta com a pobreza (falta de infraestrutura, cortiços etc.). 
(Adaptado de TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna) 
Esse fenômeno referido no texto é corretamente denominado de: 
a) Segregação Espacial 
b) Megalopolização. 
c) Especulação Urbana. 
d) Geoecologização Urbana. 
e) Segregação Étnica.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A

04 - D
Na imagem, é possível notar a segregação socioespacial por meio da especulação imobiliária em contraste com moradias em condições insalubres.

05 - D

06 - C
A imagem colocada no enunciado da questão é uma fotografia tradicional presente em muitos livros didáticos de Geografia. Nela, é possível notar a grande segregação socioespacial presente em grandes centros urbanos como São Paulo. A foto mostra nitidamente a divisão da sociedade no espaço e as diferenças socioeconômicas existentes, ao destacar o grande contraste entre o condomínio de alto padrão, cercado por muros altos e com grande infraestrutura de lazer, e a favela do Morumbi, em que fica evidente o caráter periférico e desordenado da ocupação.

07 - D
O texto aborda a organização urbana do Distrito Federal e a semelhança com várias outras regiões no país. Assim, revela como característico, a existência de um "centro dinâmico e desenvolvido" e uma "região periférica concentradora de população de baixa renda", indicando a segregação socioespacial nos grandes centros urbanos, como diz a alternativa D.

08 - B

09 - D

10 - B
No texto, a alternativa B pode ser evidenciada no trecho "A rede urbana, o sistema de cidades, também tem significados diversos segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos aí presentes (...). Na outra extremidade, há os que nem podem levar ao mercado o que produzem, que desconhecem o destino que vai ter o resultado do seu próprio trabalho, os que, pobres de recursos, são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços e das carências locais".

11  - A
12  - C
13 - A

Nenhum comentário: