PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Doutrina do Destino Manifesto - com gabarito

Questão 01 - UERJ 2011 - 

A tela de John Gast simboliza a difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do século XIX. Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
A) Doutrina Monroe
B) Política do Big Stick
C) Política da Boa Vizinhança
D) Doutrina do Destino Manifesto

Questão 02 - FUVEST 2005 - Transferência – Nos Estados Unidos da primeira metade do século XIX, ganhou força a noção de que os norte-americanos eram um povo eleito, com uma missão especial a cumprir. A esta idéia deu-se o nome de
a) Bill of Rights.
b) Destino Manifesto.
c) América para os Americanos.
d) Big Stick.
e) A Conquista do Oeste.

Questão 03 - UERJ 1997 - Precisamos manter para sempre o princípio de que só o povo deste continente tem o direito de decidir o próprio destino. Se, porventura, uma parte desse povo, constituindo um estado independente, pretendesse unir-se à nossa Confederação, esta seria uma questão que só a ele e a nós caberia determinar, sem qualquer interferência estrangeira. (Primeira mensagem anual do presidente Polk ao Congresso dos Estados Unidos. In: SYRETT, H.C., org. Documentos Históricos dos Estados Unidos. São Paulo, Cultrix, s/d.) O discurso acima, de 2 de dezembro de 1845, reafirmava a crença do presidente Polk na expansão do território americano.
O conjunto de idéias que melhor explicita essa crença é:
A) o New Deal
B) a Doutrina Truman
C) o Destino Manifesto
D) a Política de Boa Vizinhança

Questão 04 - FUVEST 2014 - A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”. Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1986, p. 19.
A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados Unidos da década de 1840,
a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contribuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste.
b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posição social.
c) baseavaͲse no princípio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos.
d) derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as ações coordenadas pelo Estado.
e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-americano.

Questão 05 - UNESP - 2017 - A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Luisiania francesa pelo governo central, da anexação de territórios mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão de redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terra indígenas. Esse processo expansionista foi ideologicamente justificado pela doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual 
a) o direito pertence aos povos mais democráticos e laboriosos. 
b) o mundo deve ser transformado para o engrandeci - mento da humanidade. 
c) o povo americano deve garantir a sobrevivência econômica das sociedades pagãs. 
d) as terras pertencem aos seus descobridores e primeiros ocupantes. 
e) a nação deve conquistar o continente que a Providência lhe reservou.

Questão 06 - Mackenzie 2003/2 - A população que, em 1790, era de quase 4 milhões de habitantes passou para cerca de 31 milhões em 1860. Dez anos depois, alcançava os 40 milhões. Boa parte desse contingente era formado por estrangeiros: entre 1830 e 1860 entraram no país quase 5 milhões de imigrantes europeus. José Robson de A. Arruda e Nelson Piletti A História dos Estados Unidos da América, no que diz respeito à fase do expansionismo interno e à ocupação e ao povoamento do atual território norte-americano, teve como justificativa a Doutrina do Destino Manifesto, sobre a qual é INCORRETO afirmar que:
a) explicitava uma visão racista que agia como alimento moral para o desenvolvimento da nação.
b) seus objetivos nunca foram utilizados para legitimar invasões, intervenções ou conquistas territoriais em países do continente americano.
c) baseava-se em um sentimento de superioridade do imigrante europeu branco, diante dos índios e dos mexicanos.
d) contém elementos inspirados no Darwinismo Social, no qual as relações sociais destacam a sobrevivência dos mais capazes.
e) os norte americanos tinham sido predestinados por Deus à conquista dos territórios situados entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Questão 07 - FGV RJ - 2015 - Ao longo do século XIX, a chamada “Marcha para o Oeste” permitiu a expansão territorial dos Estados Unidos. Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta.
a) A expressão “Destino Manifesto” justificava o expansionismo, relacionando-o a uma espécie de missão civilizadora por parte dos estadunidenses.
b) A expansão territorial foi impedida porque a população francesa da Louisiana se recusou a integrar a Federação americana.
c) O governo mexicano reconheceu a superioridade civilizacional dos Estados Unidos e cedeu territórios como o Texas e a Califórnia.
d) O regime de grande propriedade, predominante nos territórios do Oeste, atraiu grandes fluxos migratórios.
e) A construção de estradas de ferro, que acelerou a expansão para o Oeste, foi possível graças à compra de terras indígenas.

Questão 08 - UNESA/Estácio de Sá (Medicina) - 2015.2 - 

Destino Manifesto foi uma corrente ideológica que acabou sendo fundamental para:
1. A Marcha para o Oeste nos Estados Unidos, que expandiram as fronteiras e massacraram os ameríndios.
2. O ideal estadunidense pautado no princípio protestante da predestinação que serviu aos anseios sociais.
3. O ideal expansionista que identificava a costa leste como a nova Terra Santa.
4. Vários grupos religiosos participaram e se estabeleceram neste movimento, um dos mais famosos é a formação dos Mórmon.
Podemos afirmar que:
a) 1 e 2 são verdadeiras.
b) 3 e 4 são falsas.
c) 3 e 4 são verdadeiras.
d)1 e 3 são falsas.
e)1, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 09 - FACASPER 2021 - A doutrina do “Destino Manifesto” expunha uma visão bíblica dos Estados Unidos segundo a qual seu povo estava destinado a tomar posse de uma suposta “terra prometida”. A crença em tal doutrina é considerada uma forma radical do nacionalismo norte-americano que respaldou, no século XIX, o expansionismo territorial do país para o Sul e para o Oeste. Sobre o expansionismo territorial dos Estados Unidos apoiado na doutrina do “Destino Manifesto”, pode-se afirmar que ele: 
a) era pacífico e orientado pela ética do trabalho produtivo, em razão de sua forte conotação religiosa. 
b) levou os norte-americanos a se envolverem em conflitos armados em regiões muito distantes, como a Guerra do Vietnã, no Sudeste Asiático. 
c) fracassou em seu objetivo de incorporar novos territórios, pois não conseguiu derrotar a aliança dos índios Sioux e Cherokees com os mexicanos. 
d) era legítimo, pois os Estados Unidos só desejavam ocupar as terras que já faziam parte do domínio colonial inglês. 
e) foi implacável com os povos indígenas, removendo-os de suas terras nativas, e com seus vizinhos mexicanos, tomando-lhes parte de seu território.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - A
05 - E
06 - B
07 - A
08  - A
09 - E

Nenhum comentário: