PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Questão de História - UNICAMP 2022 - Trinta anos atrás, um muro veio abaixo, marcando o início do que parecia ser uma nova era de abertura

UNICAMP 2022 - Trinta anos atrás, um muro veio abaixo, marcando o início do que parecia ser uma nova era de abertura e internacionalismo. Em 1987, o presidente Ronald Reagan foi ao Portão de Brandemburgo, na Berlim dividida, e desafiou seu homólogo na União Soviética: “Sr. Gorbachev, derrube este muro!”. Dois anos depois, o muro caiu. Berlim, a Alemanha e, por fim, a Europa estavam unidos de novo. Nos últimos anos, o apelo “Derrube este muro!” tem perdido para a “mentalidade de fortaleza”. Pelo menos 65 países, mais de um terço dos Estados-nações do planeta, construíram barreiras ao longo de seus limites; metade das que foram erigidas desde a Segunda Guerra Mundial surgiram entre 2000 e agora. 
(Adaptado de Tim Marshall, A era dos muros. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p. 4-6.) 

A partir do texto e de seus conhecimentos, responda: 
a) Cite e explique duas características de “Berlim dividida”. 
b) Explique o sentido e as causas da “mentalidade de fortaleza” que, para o autor, tem imperado no mundo. Cite dois exemplos que ilustrem a “mentalidade de fortaleza”.

RESPOSTA:
A) Berlim era dividida entre a porção ocidental, adepta do capitalismo, enquanto sua porção oriental seguia o sistema socialista. A Primeira encontrava-se dentro do órbita de influência norte-americana, enquanto a segunda sob a órbita soviética. Apesar da porção ocidental pertencer à Alemanha Ocidental, todo o território da cidade estava contido nas fronteiras da Alemanha Oriental. Por fim, enquanto a economia de mercado era dominante em Berlim Ocidental, a economia planificada preponderava no lado oriental. 
B) Em razão do avanço do neoliberalismo, responsável por ampliar as desigualdades sociais em vários países, e dos conflitos geopolíticos que desencadeiam guerras entre países, ocupação estrangeira e guerra civil, a quantidade de migrantes e refugiados no globo cresceu exponencialmente. Desse modo, em busca de melhores condições de vida ou mesmo fugindo de conflitos locais, os migrantes passaram a pressionar as fronteiras dos países desenvolvidos, desencadeando reações xenófobas que já estavam em ebulição diante do processo de globalização cultural. Dois exemplos de mentalidade de fortaleza podem ser ilustrados pela ampliação do muro que divide a fronteira México- Estados Unidos e a construção de um muro no território grego para impedir a chegada de refugiados do Oriente Médio.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / UNICAMP 2022 - 1ª FASE : Questão 49 - Questão 50 - Questão 51 - Questão 52 - Questão 53 - Questão 54 - Questão 55 - Questão 56 ( E e G)

Nenhum comentário: