PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - USF 2014/2 - Talvez seja este o único dos quatro países da América Latina em que o potencial revolucionário era consistente,

USF 2014/2 - (...) Talvez seja este o único dos quatro países da América Latina em que o potencial revolucionário era consistente, pelo menos a médio prazo. A Unidade Popular (UP), coligação de três partidos de esquerda e centro-esquerda (Socialista, Comunista e Radical, a versão da social-democracia europeia), e de três grupos esquerdistas menores, chegou ao poder pela via eleitoral em 1970. Propunha-se a criar a primeira sociedade socialista construída de acordo com o modelo democrático, pluralista e libertário. O texto faz referência a 
a) Juan Domingo Perón, da Argentina, que radicalizou seu governo em favor dos “descamisados”, especialmente a classe média. 
b) Salvador Allende, do Chile, que sofreu retaliações dos Estados Unidos e da elite local. 
c) Raúl Alfonsin, do Peru, que implantou uma política socialista aos moldes da Polônia e da Iugoslávia, nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. 
d) Anastásio Somoza, do México, simpatizante do modelo social-democrata, radicalizando sua política de apoio em relação ao governo cubano. 
e) Fidel Castro, principal representante da política comunista em território americano, apoiado pela URSS, que vivia momentos críticos durante a Guerra Fria.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: