URCA 2013/1 - “Quem deu a Israel o direito de negar todos os direitos?” Eduardo Galeano “Desde 1948, os palestinos vivem condenados à humilhação perpétua. Não podem nem respirar sem permissão. Perderam sua pátria, suas terras, sua água, sua liberdade, seu tudo. Nem sequer têm direito a eleger seus governantes. Quando votam em quem não devem votar são castigados. Gaza está sendo castigada. Converteu-se em uma armadilha sem saída, desde que o Hamas ganhou limpamente as eleições em 2006. Algo parecido havia ocorrido em 1932, quando o Partido Comunista triunfou nas eleições de El Salvador. Banhados em sangue, os salvadorenhos expiaram sua má conduta e, desde então, viveram submetidos a ditaduras militares. A democracia é um luxo que nem todos merecem.”
Com base no fragmento do texto de Eduardo Galeano é correto afirmar que:
a) Os Estados Unidos se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente Médio.
b) O estado palestino, criado pelo Acordo de Oslo, em 1993, tem sua implantação fiscalizada pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), com a ajuda financeira dos Estados Unidos da América, da União Européia e dos principais grupos palestinos: o Fatah e o Hamas.
c) Os conflitos entre israelenses e palestinos passa também pelo domínio das águas da bacia do rio Nilo.
d) A Organização das Nações Unidas aprovou, em 1947, a divisão da Palestina, então administrada pelos britânicos, em um estado árabe e outro judeu, possibilitando a criação de Israel, em 1948.
e) Os grupos terroristas Judeus surgiram na década de 1980 objetivando combater o estado da Palestina e a implantação de um estado de Israel islâmico. Como os Estados Unidos apoiam o Estado da Palestina ao mesmo tempo em que defendem os seus interesses no petróleo, a ação desses grupos terroristas passou a ter também como objetivo atingir o Estado de Israel.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário