PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FGV-SP 2002 - “Fale macio e use um porrete”, dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt

FGV-SP 2002 -  “Fale macio e use um porrete”, dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como “Big Stick”, podemos afirmar: 
a) Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico. 
b) Era o lema dos Estados do Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de enfraquecer as forças sulistas. 
c) Diz respeito à política norte-americana com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de regimes comunistas semelhantes ao de Cuba. 
d) Foi uma continuidade do expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram o Caribe em sua área de influência. 
e) Foi a orientação dada pelo serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.

RESPOSTA:
Letra D.

A “Big Stick Policy” já era praticada pelos Estados Unidos antes mesmo que o presidente Theodore Roosevelt (1901-9) lhe desse esse nome. Ela corresponde à atuação intervencionista dos norte-americanos tanto no Caribe Setentrional (Cuba, Haiti e Porto Rico) como na América Central Continental (sobretudo na Nicarágua e no Panamá), no contexto da expansão imperialista das potências industriais.

Nenhum comentário: