PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - MACKENZIE 2010 - Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia.

MACKENZIE 2010  - Em 2003, o governo russo convocou um plebiscito para definir o futuro político da Chechênia. A grande maioria dos votantes apoiou a permanência da Chechênia no interior da Federação Russa. Esse resultado foi entendido pelo governo russo como apoio explícito dos chechenos às propostas de Moscou, que tem interesses para manter esse território sob seu controle. A respeito desses interesses, analise as afirmativas I, II, III e IV, abaixo. 
I. Interesse ambiental, pelo território em que se encontra, às margens do Mar de Aral, fonte de recurso hídrico para o abastecimento de água potável à população urbana de Moscou. 
II. Interesse econômico, por ser esse território cortado por dutos, levando o petróleo extraído na Bacia do Cáspio para os portos russos do Mar Negro. 
III. Interesse geopolítico, pois uma Chechênia independente estimularia outras repúblicas autônomas da Federação Russa a tentar seguir o mesmo caminho. 
IV. Interesse cultural-religioso, pois uma Chechênia livre promoveria o recrudescimento do fundamentalismo islâmico na região, levando grupos de fanáticos a se expandirem por outras áreas autônomas da Rússia asiática. 
Estão corretas 
a) I e II, apenas. 
b) II e III, apenas. 
c) I, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV.

RESPOSTA:
Letra B.

A questão que envolve o separatismo da Chechênia está relacionada ao interesse russo em uma região estratégica. Do ponto de vista econômico a região é área de passagem para oleodutos e gasodutos vindos do mar Cáspio em direção à Europa, e do ponto de vista geopolítico a independência da Chechênia poderia incentivar e estimular demais lutas separa - tistas na Federação Russa.

Nenhum comentário: