PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a Guerra dos Seis Dias - com gabarito

Questão 01 - UNICAMP 2012 - Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que: 
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe. 
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio. 
c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes. d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

Questão 02 - UNESP 2017  - Depois de autorizar a expansão dos assentamentos em Jerusalém Oriental, Israel aprovou a construção de 2 500 casas na Cisjordânia. (www.brasil.elpais.com, 24.01.2017. Adaptado.) 
O Conselho de Segurança da ONU exigiu que Israel parasse de construir casas na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. O argumento é que os assentamentos “colocam em risco a viabilidade da solução de dois Estados”. (www.cartacapital.com.br, 02.02.2017. Adaptado.) 
O atrito entre Israel e o Conselho de Segurança da ONU deve-se ao fato de 
a) Cisjordânia e Jerusalém Oriental serem territórios palestinos tomados por Israel na Guerra dos Seis Dias. 
b) Cisjordânia e Jerusalém Oriental estabelecerem planos de ocupação com ideais socialistas no Oriente Médio. 
c) Israel ter mantido a ocupação dos territórios, em desrespeito ao acordo de paz de Yom Kipur. 
d) Israel consolidar a segregação entre hutus e tutsis, com a criação de assentamentos em regiões periféricas. 
e) Cisjordânia e Jerusalém Oriental receberem refugiados ossétios, apesar do apoio israelense aos georgianos.


Questão 03 - UFAM 2018 - Entre 1948 e 1973, o Estado de Israel enfrentou Estados árabes em quatro conflitos bélicos, que ficaram conhecidos como Guerras Árabe-Israelenses. O terceiro conflito, conhecido também pelo nome de Guerra dos Seis Dias (5-10 de junho de 1967), foi causado pela interdição egípcia aos navios israelenses no golfo de Akaba. Nos seis dias de combates aéreos e terrestres, o Exército israelense enfrentou e venceu, além das forças militares egípcias, os exércitos de outros dois países árabes, que haviam firmado aliança com o Egito. 
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos respectivos Estados árabes que, além do Egito, foram derrotados por Israel na Guerra dos Seis Dias:
a) Iraque e Irã.
b) Iraque e Qatar. 
c) Jordânia e Síria. 
d) Jordânia e Iraque.
e) Iraque e Arábia Saudita.

Questão 04 - ENEM 2007 - Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.
A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.
Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio. 
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória. 
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente  instalado o Estado de Israel. 
d) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense. 
e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

Questão 05 - UNICAMP 2004 - Para responder a esta questão, leia o trecho abaixo e observe o mapa a seguir: Indispensável à vida, a água é fonte de poder. O controle dos poços, dos oásis e dos cursos de água tem sido objeto de conflitos políticos e militares na região da bacia do rio Jordão, desde a antiguidade. (Adaptado de Philippe Le Preste. Ecopolítica Internacional. São Paulo: SENAC, 2000, p. 444).
a) Qual a vantagem obtida pelo Estado de Israel na Guerra dos Seis Dias (1967) no que diz respeito à disputa pelo controle das águas do rio Jordão frente aos países vizinhos? 
b) Quais são os fatores que explicam a escassez de água na bacia do rio Jordão? 
c) Dentre os territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias, quais são aqueles que ainda não foram total ou parcialmente devolvidos?

GABARITO
01 - C

02 - A

03 - C

04 - B

05 - A) Com a Guerra dos Seis Dias (1967), Israel em função de ter sido vitoriosa conseguiu anexar diversos territórios, entre eles, as Colinas de Golã e a Cisjordânia, isso fez com que o país passasse a ter o controle das nascentes do rio Jordão e das regiões de reabastecimento dos lençóis freáticos da Cisjordânia. Em uma região de tamanha deficiência hídrica esse fato configura como uma grande vitória para o povo Israelense. 
B) A escassez de água na região pode ser explicada pelo clima árido da região, responsável pelos pequenos índices pluviométricos , e pelo desvio das águas do rio Jordão para projetos de irrigação agrícola. 
C) Os territórios que não totalmente entregues são a Cisjordânia e as Colinas de Golã. A faixa de Gaza passou para o controle palestino, porém há áreas ocupadas por militares israelenses.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...