PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FAI 2015/2 - Em 1895, os cubanos, liderados por José Martí, lançaram-se na guerra para tornarem-se independentes da Espanha.

FAI 2015/2  - Em 1895, os cubanos, liderados por José Martí, lançaram-se na guerra para tornarem-se independentes da Espanha. Foram três anos de devastação social e econômica. [...] A explosão do barco de guerra americano, Maine, ancorado no porto de Havana, em fevereiro de 1898, serviu de pretexto para a declaração de guerra à Espanha. O presidente McKinley justificava a intervenção “pelos graves prejuízos ao comércio, indústria e negócios dos nossos cidadãos”. A Espanha foi derrotada em três meses pelo gigante imperialista. Cuba foi declarada independente, mas ficou sob o domínio militar americano até 1902. (Héctor H. Bruit. O imperialismo, 1988.) 
A partir do excerto, é correto reconhecer 
a) a importância da independência cubana para o estabelecimento de relações diplomáticas na América pautadas pelo respeito às soberanias nacionais e à criação de organismo de cooperação econômica. 
b) o esforço dos Estados Unidos para evitar abrupto rompimento dos laços históricos e culturais que ligavam Cuba à Espanha, porque interessava aos estadunidenses nações fortes e autônomas em toda a América. 
c) a interferência norte-americana no processo de emancipação política de Cuba como condição para que essa nação alcançasse a liberdade econômica, assim como um acelerado desenvolvimento industrial. 
d) a necessidade da nação cubana, recém libertada do domínio colonial, em se utilizar dos preceitos constitucionais dos Estados Unidos, principalmente no tocante à organização política federalista. 
e) a decisiva participação dos Estados Unidos no processo de rompimento dos laços coloniais entre Cuba e Espanha, devido aos fortes interesses econômicos estadunidenses na ilha caribenha.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário: