PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - UPE 2015 - Desde sua formação em 14 de maio de 1948, Israel foi um Estado sitiado.

UPE 2015 - Desde sua formação em 14 de maio de 1948, Israel foi um Estado sitiado. Encravado no território da Palestina e administrado pelos britânicos, onde a população era predominantemente árabe, era visto pelos árabes como um insulto e uma ameaça. (PARKER, Geoffrey. O explosivo oriente médio. In: A Era Nuclear. História em Revista. Rio de Janeiro: Abril livros, 1993, p. 127.) 
Sobre o Estado de Israel e sua dimensão política no Oriente Médio, durante a Guerra Fria, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) A Lei do Serviço de Defesa de 1949 confiou ao exército israelense o ensino de hebraico, geografia, ciências, história e outras disciplinas a seus recrutas, combinando, também, estudos religiosos e serviço militar. 
b) Em 1987, após anos de revolta crescente, o ressentimento palestino culminou na ‘intifada’, ou levante, uma campanha de protestos, muitas vezes violentos, contra as forças ocupantes dos territórios de larga maioria palestina. 
c) Criada em 1964 para lutar por uma pátria independente, a Organização da Libertação da Palestina (OLP) foi liderada desde 1969, por um antigo estudante de engenharia, Yasser Arafat, que se utilizou de variadas táticas, incluindo desde sequestros de aviões até ataques a estabelecimentos israelenses. 
d) Em 1956, teve início a chamada Guerra do Suez, também conhecida como Segunda Guerra Israelo-Árabe ou Crise de Suez, quando Israel, contando com França e Inglaterra, declarou guerra ao Egito por causa da nacionalização do canal pelos egípcios, o que impossibilitava o acesso dos israelenses. 
e) Em 1982, ocorreu a Primeira Guerra do Líbano, quando forças de defesa do Estado de Israel invadiram o país com o objetivo de fazer cessar os ataques palestinos da Organização da Libertação da Palestina cuja base era o Líbano. Por outro lado, na Segunda Guerra de 2006, não ocorreu confronto armado, ficando apenas no âmbito diplomático.

RESPOSTA: 
Letra E.

Nenhum comentário: