PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a Revolução Mexicana - com gabarito

Questão 01 - FMABC 2015 - A Revolução Mexicana, ocorrida entre em 1910 e 1917, 
a) encerrou-se com a derrubada de Francisco Madero e a convocação de eleições livres em todos os níveis. 
b) instaurou uma ditadura socialista no país, liderada por Emiliano Zapata, que perdurou até o final do século XX. 
c) representou uma reação à ocupação norte-americana de parte significativa do território do México e uma defesa das propriedades rurais da Igreja Católica. 
d) facilitou o avanço das propostas, defendidas por Pancho Villa, de retorno à organização comunal existente antes da chegada dos espanhóis ao México. 
e) envolveu lutas operárias, camponesas e indígenas e a reação liberal ao regime autoritário de Porfirio Díaz.

Questão 02 - UFF 1997 - A Revolução Mexicana, irrompida em 1911, e a ascensão da União Cívica Radical à Presidência da República na Argentina, em 1916, exprimem casos exemplares das crises oligárquicas ocorridas na América Latina no início do século XX. Assinale a opção que apresenta corretamente uma importante diferença entre os dois processos mencionados.
A) A Revolução Mexicana foi concebida por oligarquias dissidentes do Porfiriato, enquanto o Radicalismo argentino foi gestado no meio sindical anarquista.
B) No caso mexicano, o desdobramento do movimento revolucionário contou com forte adesão de setores camponeses, ao passo que o Radicalismo argentino se caracterizou, sobretudo em seu início, como um movimento político da classe média urbana.
C) O processo revolucionário mexicano assumiu rumos notoriamente bolcheviques após 1917, influenciado pelo êxito da Revolução Russa, ao contrário do Radicalismo argentino, movimento essencialmente conservador.
D) A Revolução Mexicana foi, desde o início, um processo de insurgência nacional e multi-classista, ao passo que o Radicalismo de Ipólito Yrigoyen se manteve restrito ao meio social portenho da classe média urbana.
E) A Revolução Mexicana pôs em cena a questão social e agrária de forma radical, ao contrário do Radicalismo argentino que, desde o início, demonstrou indiferença em relação às massas.

Questão 03 - FDF 2014 - A Revolução Mexicana, ocorrida na década de 1910, 
a) resultou na anexação, pelos Estados Unidos, de quase metade do território mexicano. 
b) incluiu ampla mobilização de setores indígenas e camponeses, que lutavam pela distribuição de terras aos que nela viviam e trabalhavam. 
c) provocou grande concentração fundiária no interior do país, encerrando o programa de reforma agrária desenvolvido no século anterior. 
d) determinou o fim da hegemonia política, nas cidades e nos campos, dos setores burgueses ligados à agroexportação. 
e) foi uma reação das oligarquias rurais ao processo de modernização da economia mexicana no decorrer do século anterior.

Questão 04 - UFU 2018/2 - “A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, (...) derrotou a hegemonia da oligarquia, substituindo-a por uma burguesia agrária, desencadeando mudanças significativas na economia, na política, na diplomacia, nos campos social e cultural e nas relações entre Estado e Igreja.” RAMPINELLI, W.J. A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico, n.126, nov.2011, p.90. 
Sobre os adventos que envolvem o processo revolucionário mexicano, é INCORRETO afirmar que 
a) Porfírio Diaz, um dos principais nomes da revolução, defendia a realização de reformas trabalhistas e agrárias já no decurso do processo revolucionário, sem esperar as decisões de um futuro Poder Legislativo. 
b) os intelectuais tiveram papel fundamental como precursores da revolução, em especial, aqueles vinculados às classes média e baixa, como Ricardo Flores Magón. 
c) o programa do Partido Liberal Mexicano, de 1906, foi o primeiro documento público com a exposição dos 52 pontos que continham as principais ideias da revolução, fazendo um chamado ao povo sobre a vida nacional. 
d) Emiliano Zapata comandava o Exército Libertador do Sul, que era formado essencialmente por camponeses, que não dispunham de uma visão nacional da revolução, apenas buscavam a defesa de suas tradições e de suas terras.

Questão 05 - UNESP 2020 - Observe a gravura.

Produzida no início da década de 1910, a gravura representa a Revolução Mexicana como marcada 
a) pela participação feminina e pela recuperação de elementos da tradição pré-colombiana. 
b) pela vitória dos projetos revolucionários populares e pela construção de uma nova ordem social. 
c) pela negociação político-diplomática e pelos altos índices de assassinatos de mulheres. 
d) pela interferência de países estrangeiros e pela perda da autonomia do país. 
e) pela repressão governamental e pela imposição de castigos físicos aos revolucionários. 

Questão 06 - UVA 2023/1 -  Em 1994, o movimento zapatista surge em Chiapas, no México, como uma forte expressão das lutas sociais e camponesas no fim do século XX nesse pais. O nome dado a esse movimento da história recente recupera e homenageia a Emiliano Zapata, um dos líderes mais importantes da Revolução Mexicana, iniciada em 1910. Sobre a Revolução Mexicana (1910), assinale a alternativa correta. 
a) Foi uma revolução marcada pela heterogeneidade dos grupos que dela participaram e, também, das ideias sociais e políticas defendidas, algumas mais revolucionárias e radicais e outras mais reformadoras e moderadas. Por isso, essa revolução foi um processo complexo e marcado por muitos conflitos. 
b) Uma de suas principais características foi o perfil urbano. As organizações operárias das cidades mexicanas foram os setores mais relevantes na condução do processo político da revolução, visto que ela não teve repercussões rio meio rural e camponês do país. 
c) Diferentemente de outras revoluções no mundo, a Revolução Mexicana não deixou legados na história do país, já que nenhuma das reivindicações realizadas ao longo desse processo foi atendida e, assim, não houve qualquer mudança política significativa. 
d) Embora possuindo uma expressiva população indígena, no curso da Revolução Mexicana não se estabeleceram diálogos com as necessidades desse grupo, e por isso, ele esteve totalmente alheio aos processos revolucionários. 

GABARITO
01 - E.
02 - B
03 - B.
04 - A.
05 - A.
06 - A

Nenhum comentário: