PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FUVEST 2018 - Aqui no Chile estava se construindo, entre imensas dificuldades, uma sociedade verdadeiramente justa

FUVEST 2018 - Aqui no Chile estava se construindo, entre imensas dificuldades, uma sociedade verdadeiramente justa, erguida sobre a base de nossa soberania, de nosso orgulho nacional, do heroísmo dos melhores habitantes do Chile. Do nosso lado, do lado da revolução chilena, estavam a constituição e a lei, a democracia e a esperança. Pablo Neruda. Confesso que vivi. Memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1980. 
Nesse texto, 
a) “soberania” está relacionada às campanhas de privatização das minas de estanho e salitre, que até então eram mantidas por capitais anglo-americanos. 
b) “heroísmo” refere-se aos embates armados, travados com setores da democracia cristã e com as comunidades indígenas dos araucanos. 
c) “a constituição e a lei” é uma referência ao novo ordenamento jurídico implantado após o golpe promovido pela Unidade Popular. 
d) “democracia” alude a um traço peculiar da via chilena para o socialismo, pois o presidente Salvador Allende chegou ao poder pelo voto. 
e) “esperança” traduz a expectativa resultante do apoio econômico e estratégico que havia sido obtido junto aos Estados Unidos e França.

RESPOSTA:
Letra D.

Salvador Allende, do Partido Socialista, foi o concorrente triunfante nas eleições presidenciais de 1970 no Chile. A gestão socialista de Allende, apoiado por uma associação de esquerda (a Unidade Popular), era, conforme o texto, legitimado pelo voto em um sistema democrático – a via chilena para o socialismo.

Nenhum comentário: