PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FMABC 2013 - Aconteceu tudo ao contrário do que foi previsto pelo governo argentino.

FMABC 2013 -  Aconteceu tudo ao contrário do que foi previsto pelo governo argentino. A Grã-Bretanha enviou uma poderosa frota naval com aviões e forças terrestres, e os Estados Unidos preferiram ficar ao lado de seu aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A guerra estendeu-se até 14 de junho do mesmo ano [1982], com a vitória esmagadora da Grã-Bretanha e com um saldo de 800 argentinos mortos e 1300 feridos. Começou, então, uma outra guerra, só que dentro da própria Argentina: a população contra o governo.
 José Luis Bendicho Beired. . São Paulo: Ática, 1996, p. 79. Breve história da Argentina.
O texto fala da Guerra das Malvinas, entre Argentina e Grã-Bretanha.
 A partir do texto e de seus conhecimentos sobre essa guerra, assinale a alternativa correta. 
a) A “previsão” errada do governo argentino, mencionada no texto, incluía a crença de que os Estados Unidos apoiariam a iniciativa argentina e desencadeariam violento ataque aéreo e naval contra a Grã-Bretanha. 
b) A derrota na guerra provocou indignação nas forças armadas argentinas, que se mobilizaram para derrubar o governo democrático e instalar uma ditadura militar no país. 
c) A “outra guerra”, mencionada no texto, foi a luta de parte significativa da sociedade argentina contra a ditadura militar, que então governava o país. 
d) A vitória britânica surpreendeu tanto os argentinos quanto os demais países latino-americanos, entre eles o Brasil, que se aliaram à Argentina e enviaram tropas para combater as forças inglesas. 
e) A falta de apoio dos outros países americanos à Argentina gerou profunda crise interna na Otan e acabou por provocar o fim da aliança militar americana.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: