PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - UNICAMP 2007 - É duvidoso e inútil especular sobre os destinos da Argentin

UNICAMP 2007 - É duvidoso e inútil especular sobre os destinos da Argentina, caso não tivesse sido desfechada a invasão das Malvinas, ou caso os argentinos obtivessem a soberania da ilha. O certo é que a derrota, em condições lamentáveis (junho de 1982), acelerou a derrubada da ditadura militar. 
(Adaptado de Boris Fausto & Fernando J. Devoto, Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada 1870-2002. S. Paulo: Ed. 34, 2004, p. 458.) 
a) O que foi a Guerra das Malvinas? 
b) Por que ela contribuiu para a derrubada do regime militar argentino? 
c) Mencione duas características da ditadura na Argentina nas décadas de 1970 e 1980. 

RESPOSTA:
a) Tentativa argentina de conquistar as Ilhas Malvinas (ou Falkland), ocupadas pelos ingleses. Tal iniciativa provocou a reação militar da Grã-Bretanha, e impôs uma esmagadora derrota aos atacantes. 
b) Porque a incontestável derrota sofrida pela Argentina desmoralizou a ditadura da época, que pretendera recuperar seu prestígio junto à população com a conquista das Malvinas (velho anseio nacional). 
c) Implantação de um regime militar conservador, semelhante aos demais instaurados no Cone Sul; extrema violência na repressão aos opositores, caracterizando a chamada “Guerra Suja”.

Nenhum comentário: