PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre o Fascismo - com gabarito

Questão 01 - UNICAMP 2021 - Pode-se dizer que o fascismo italiano foi a primeira ditadura de direita que dominou um país europeu: ele era uma colagem de diversas ideias políticas e filosóficas. É possível conceber um movimento totalitário que consiga juntar monarquia e revolução, exército real e milícia pessoal de Mussolini, os privilégios concedidos à Igreja e uma educação estatal que exaltava a violência e o livre mercado?
(Adaptado de Umberto Eco, “O Fascismo Eterno”, em Cinco Escritos Morais. Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 29-38.)

A partir da leitura do texto do escritor italiano Umberto Eco (1932-2016), é correto afirmar que o fascismo italiano
a) era marcado pela política de integração europeia, eliminação de fronteiras nacionais e produção regulada pelo Estado.
b) resultou da combinação de ideários político-filosóficos inicialmente incompatíveis, valendo-se da violência como instrumento político.
c) era uma ditadura de direita que serviu de modelo para países como Espanha, Portugal, Brasil e Estados Unidos.
d) tinha como centro a figura de Mussolini, um homem carismático que assumia o papel de líder religioso e político.

Questão 02 - UVA 2013/1 - "Tudo para o Estado, nada contra o Estado, ninguém fora do Estado (. . .). O Estado (. .. ) deve ser o zeloso guardião, o defensor e o propagador da tradição nacional, do sentimento nacional, da vontade nacional”. (Benito Mussolini)
O princípio ideológico básico dos regimes políticos surgidos na Itália e na Alemanha, no período entre as duas grandes guerras mundiais, tinha por fundamento:
A) o apoio político tanto ao internacionalismo proletário quanto ao internacionalismo financeiro.
B) a crença no princípio de que a liberdade individual é o fim principal da sociedade industrial-tecnológica.
C) a afirmação do nacionalismo e a negação dos valores da democracia parlamentar do cio Estado liberal.
D) o respeito à existência de diferentes correntes de pensamento, expressa na participação de numerosos partidos na condução dos problemas nacionais.

Questão 03 - URCA 2019/1 - “De todas as perguntas não respondidas sobre nossa época, talvez a mais importante seja: ‘o que é fascismo?’. Uma das organizações americanas de pesquisa fez recentemente pergunta a 100 pessoas diferentes e obteve respostas que foram desde ‘democracia pura’ até ‘demonismo puro’. Neste país, se se pedir a uma pessoa medianamente esclarecida que defina o fascismo, ela em geral responderá apontando os regimes alemão e italiano. Mas isso é muito insatisfatório, porque mesmo os grandes Estados fascistas diferem em boa medida um do outro em estrutura e em ideologia” (Revista Piauí, n. 127, abril, p. 28) Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre a temática tratada, assinale a alternativa correta:
a) Considerando as especificidades da Alemanha e do Japão do período da Segunda Guerra Mundial, facilmente podemos afirmar que eram países igualmente fascistas;
b) O fascismo é inerentemente belicoso, só prospera num ambiente de histeria bélica e só pode resolver seus problemas econômicos mediante guerras ou conquistas no estrangeiro, a exemplo do que ocorreu em Portugal e várias ditaduras da América Latina no século XX;
c) O Partido Conservador Inglês é um exemplo clássico de agrupamento fascista, o que se explica pelas suas práticas no final do século XIX e início do século XX em suas colônias na África e na Ásia;
d) Socialismo e fascismo são a mesma coisa o que se comprova pelo colaboracionismo entre os socialistas, comunistas, trabalhistas britânicos anarquistas e os nazistas nos países ocupados pela Alemanha entre os anos de 1939 e 1945;
e) Muitas vezes a palavra ‘fascismo’ é quase sempre desprovida de significado, mas é obvio que, do ponto de vista econômico e político, há diferenças entre os regimes fascistas e os democráticos.

Questão 04 - UFVJM 2017/2 - O fascismo foi uma doutrina política que, inicialmente, se desenvolveu em diferentes países europeus. O Fascismo italiano que teve como líder Benito Mussolini, o Nazismo alemão durante a gestão política de Adolf Hitler e o Franquismo, liderado por Francisco Franco na Espanha, são exemplos de regimes políticos fascistas. Uma característica comum à doutrina fascista é:
a) valorização exacerbada dos símbolos nacionais e a defesa do nacionalismo.
b) defesa de uma visão de mundo multicultural e não hierarquização entre as “raças”.
c) manutenção de laços de solidariedade com as propostas de ação política comunista.
d) crença na ampliação da liberdade econômica e na não-intervenção do Estado na economia.

Questão 05 - IFBA 2018 - Podemos caracterizar historicamente o fascismo do entreguerras como:
a) Um movimento que visa a inserção de um país de forma autônoma e independente no mercado mundial capitalista, colocando a pátria em primeiro lugar para melhor distribuição de empregos e posições para todos os seus cidadãos.
b) Personalização do líder, o pai da nação, em oposição ao multipartidarismo democrático; nacionalismo beligerante, seus principais votantes se encontravam na classe média e média baixas, frustradas pelas crises do modelo liberal parlamentar e econômico liberal; anticomunismo, responsável pela divisão da nação através das lutas de classes e pelo internacionalismo; xenofobia e racismo, causados por ressentimentos históricos que iam desde a perda de guerras e territórios até diferenças religiosas e linguísticas.
c) Um movimento que tem origens históricas na tradição política da esquerda internacionalista, por isso seria estatista e contrário ao liberalismo econômico. A cor vermelha da bandeira do partido Nacional-Socialista era inspirada na Revolução Russa, que adotou as cores vermelhas quando se transformou de Rússia para URSS.
d) Uma boa parte dos seus líderes tinham origem no comunismo ou socialismo. A política era voltada para as massas, revelando seu caráter democrático e em prol dos trabalhadores pobres. Com o passar do tempo, passaram a divergir dos comunistas por conta do nacionalismo. Para eles, a revolução tinha que ser nacional, enquanto os comunistas defendiam o internacionalismo. Foi dessa forma que cresceu a xenofobia entre os fascistas, pois temiam que o internacionalismo fizessem com que seus trabalhadores perdessem empregos.
e) O fascismo foi uma resposta à ascensão imperialista norte-americana após a 1ª Guerra Mundial.

Questão 06 - UECE 2008/1 - O Fascismo pode ser definido como uma ideologia e um sistema político. Foi introduzido na Itália por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945. Assinale a alternativa que apresenta suas principais características.
A) Anti-arianismo e nacionalismo exacerbado.
B) Corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo.
C) Tolerância religiosa e pluralismo cultural.
D) Desenvolvimento econômico e não intervenção do Estado.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - E
04 - A
05 - B
06 - B

Nenhum comentário: