PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - ENEM PPL 2009 - A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX

ENEM PPL 2009 - A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX, envolveu as guerrilhas do Vietnã do Sul e o governo comunista do Vietnã do Norte. O conflito atingiu maiores proporções com a participação dos Estados Unidos da América (EUA) ao lado das tropas do Vietnã do Sul. Entretanto, foi também uma guerra com imagens, que divulgavam, amplamente e de forma crua, o sofrimento da população civil — crianças com os corpos queimados por napalm, mulheres violentadas, velhos feridos — e de jovens soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados. Considerando-se o fato histórico descrito, é correto afirmar que 
a) o Vietnã do Sul usava, na guerra, os mesmos métodos de combate dos comunistas do Vietnã do Norte. 
b) os EUA tinham interesse direto na guerra, por sua aliança estratégica com o governo comunista do Vietnã do Norte. 
c) os civis, por serem ativos colaboradores dos comunistas do Vietnã do Norte, foram considerados alvos legítimos. 
d )a imprensa, ao divulgar os fatos ocorridos, colocou a opinião pública dos EUA contra a guerra, o que pressionou ativamente o seu fim. 
e )a violência contra a população civil e o emprego de armas químicas são recursos de guerra aos quais se deve recorrer com moderação.

RESPOSTA:
Letra D.

Como pode ser evidenciado no texto, após a inserção dos EUA no conflito, a violência praticada nos combates pôde ser vista por todo o mundo. Nesse sentido, a impopularidade causada pela veiculação desses episódios foi inevitável, o que fez com que a população estadunidense se organizasse por meio de protestos obrigando o governo do pais acabar com o conflito.

Nenhum comentário: