PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - UNEMAT 2009/2 - Na década de 1970, a Nicarágua, país situado na América Central,

UNEMAT 2009/2 - Na década de 1970, a Nicarágua, país situado na América Central, foi palco de um movimento revolucionário denominado “sandinismo”. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta. 
a) A FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional) foi fundada na década de 1960 por Carlos Fonseca e contava com o apoio de vários setores da sociedade nicaraguense, sobretudo, de operários e camponeses. 
b) Um dos pontos centrais da luta sandinista foi a derrubada do ditador Anastácio Somoza, acusado de corrupção e de entregar as riquezas do país aos Estados Unidos. 
c) Com a fuga do ditador Somoza, em 1979, e a derrota da Guarda Nacional, os sandinistas tomaram o poder e instalaram no país a chamada Junta de Governo de Reconstrução Nacional, presidida por Daniel Ortega. 
d) Um dos fatores que permitiram a adesão maciça dos camponeses à Frente Sandinista de Libertação Nacional foi a extrema pobreza em que viviam, fruto do monopólio das terras do país por empresas norte-americanas, pela família e apaniguados de Anastácio Somoza. 
e) A primeira atitude da Junta Governativa, após a vitória da revolução, foi a nacionalização dos bancos, das terras e das indústrias, seguindo o mesmo modelo da Revolução Cubana de 1959.

RESPOSTA:
Letra E.

Nenhum comentário: