PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - CESUPA 2011 - Trégua chega ao noroeste da Bósnia

CESUPA 2011 - Trégua chega ao noroeste da Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS O noroeste da Bósnia teve ontem seu primeiro dia de trégua efetiva desde o anúncio do cessar-fogo no país, há 12 dias. A ONU e os rebeldes sérvios confirmaram a suspensão dos combates. O fim dos confrontos foi decidido na sexta-feira, em uma reunião entre representantes do governo muçulmano e dos sérvios, que se opõem à independência da Bósnia [...]. Uma delegação de instituições financeiras internacionais visitou ontem Sarajevo para avaliar os custos da restauração da cidade, que ficou 41 meses sob sítio. Será necessário o investimento de bilhões de dólares. A maior dificuldade para a implementação da paz na Bósnia é a decisão sobre o comando das tropas que vigiem o processo. A Rússia faz questão de atuar, mas se recusa em agir sob as ordens da Otan, a aliança militar ocidental. 
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/23/mundo/4.html. Acessado em 02 nov 2010) 

O processo de constituição de uma nova ordem mundial, no final da década de 80 e anos 90 do século passado, implicou na desestruturação dos estados do bloco socialista, expondo profundos conflitos étnicos, religiosos e nacionalistas. A notícia acima reporta-se aos conflitos que levaram à dissolução da a) Alemanha Oriental 
b) Tchecoslováquia 
c) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas 
d) Iugoslávia

RESPOSTA:
Letra D.
A Bósnia, assim como a Croácia, Sérvia, Montenegro e outros países, constituíam o estado iugoslavo que era uma "panela de pressão" política e étnica, já que viviam sob um mesmo Estado etnias divergentes e conflituosas, que no processo de dissolução da Iugoslávia e  independência desses países romperam em uma guerra civil que levou a morte milhares de bósnios.

Nenhum comentário: