PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FDV 2014/1 - Leia atentamente o fragmento de texto abaixo. Não vejo por que razão haveríamos de ficar parados

FDV 2014/1 - Leia atentamente o fragmento de texto abaixo. 
"Não vejo por que razão haveríamos de ficar parados assistindo a um país tornar-se comunista, devido à irresponsabilidade de seu próprio povo”. 
(KISSINGER, Henry, 1970. In: CHOMSKY, N.; HERMAN E. Banhos de sangue. São Paulo: Difel, 1976, p. 148) 
O fragmento de texto acima reporta ao governo de Salvador Allende, na década de 70. Sobre esse momento político, assinale a alternativa CORRETA. 
a) A eleição de Allende constituiu-se num acontecimento atípico na América Latina devido a sua política de governo ser democrática, com amplo apoio popular e de grupos esquerdistas cristãos. 
b) A pressão dos grupos nacionais e internacionais, amedrontados com o governo socialista de Allende, a escassez de alimentos e a inflação levaram as camadas populares a apoiar o golpe militar desfechado por Pinochet.
 c) Após a queda de Allende, o Chile obteve o apoio político-econômico de todos os países da América Latina e dos Estados Unidos, com exceção do Brasil. 
d) Após a deposição do Gal. Pinochet, as FARC emergiram no Chile como instrumento de luta por transformações sociais e pela redemocratização do país, com apoio do governo norte americano. 
e) O governo dos EUA, sentindo-se prejudicado com as reformas socializantes de Allende e temendo uma nova Cuba no continente, deu suporte a um golpe que impediu a posse de Allende.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: