UNICAMP 2012 - Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.
c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes. d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.
RESPOSTA:
Letra C.
Na Guerra dos 6 Dias, em 1967, Israel invadiu
territórios de países vizinhos: a Faixa de Gaza e a
Península do Sinai, do Egito; a Cisjordânia, da
Jordânia e as Colinas de Golã, da Síria. A despeito das
alegações israelenses, a ONU – Organização das
Nações Unidas –, fundada no princípio da soberania
de seus Estados-membros, condenou a invasão.
Não se efetivou nenhuma sanção contra Israel
porque os Estados Unidos, membro permanente do
Conselho de Segurança da ONU, vetou ações contra
Israel, que invadira territórios da Síria e do Egito,
aliados da URSS, rival geopolítica de Washington, no
contexto da Guerra Fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário