PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - UNICAMP 2012 - Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama

UNICAMP 2012 - Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que: 
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe. 
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio. 
c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes. d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

RESPOSTA: 
Letra C.

Na Guerra dos 6 Dias, em 1967, Israel invadiu territórios de países vizinhos: a Faixa de Gaza e a Península do Sinai, do Egito; a Cisjordânia, da Jordânia e as Colinas de Golã, da Síria. A despeito das alegações israelenses, a ONU – Organização das Nações Unidas –, fundada no princípio da soberania de seus Estados-membros, condenou a invasão. Não se efetivou nenhuma sanção contra Israel porque os Estados Unidos, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, vetou ações contra Israel, que invadira territórios da Síria e do Egito, aliados da URSS, rival geopolítica de Washington, no contexto da Guerra Fria. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...