PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre o El Niño - com gabarito

Questão 01 - WIG 2022/01 - É um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. (http://enos.cptec.inpe.br/)
O nome do fenômeno descrito pelo texto é 
a) Inversão térmica
b) Aquecimento Global 
c) El Niño. 
d) Efeito estufa. 
e) La Niña.

Questão 02 - FUVEST 1998 - “Menino travesso: El Niño retorna mais poderoso e ameaça enlouquecer o tempo em todo mundo”. 
(Revista Veja 27/08/97 p. 42-43) 
A notícia acima exemplifica a ampla cobertura da mídia sobre esse fenômeno, geralmente relacionado à a) atuação inesperada da massa de ar úmida que, ao resfriar as águas do Oceano Pacífico, eleva os índices de evaporação e intensifica as chuvas de monções no SE asiático. 
b) presença de correntes marítimas com baixas temperaturas na costa ocidental americana, justificando a diminuição dos cardumes no Chile e as estiagens no SE do Brasil e dos EUA. 
c) inversão térmica oceânica que aquece parte das águas superficiais do Pacífico, aumenta o número de tempestades marítimas e desregula os índices de chuva na região tropical. 
d) temporada de furacões e episódios de secas nas costas ocidentais americanas, devido ao aumento da força dos ventos tropicais que sopram da Ásia em direção à América do Sul. 
e) formação de ondas que trazem à tona as águas mais frias do fundo do Oceano Pacífico, intensificando os índices de aridez no Peru e Sul do Brasil e as inundações na Ásia tropical. 

Questão 03 - Colégio Naval 2020 - Nas últimas décadas, uma série de ocorrências climáticas e ambientais tem sido divulgada pela mídia. [...] As alterações climáticas, sobretudo o aumento da temperatura mundial, têm preocupado não somente cientistas, mas também governantes, políticos, organizações não governamentais, ambientalistas e a população em geral.
O fenômeno climático El Niño representa mudanças bruscas na circulação da atmosfera e consequentes alterações nos índices pluviométricos e nas temperaturas em quase todo o planeta.
Baldraia, André et. al. Ser protagonista. 3 ed. São Paulo: Edições SM., 2016, pg. 20-21.

O fenômeno El Niño exerce influência em todas as regiões brasileiras. Nesse sentido, assinale a correlação correta entre a região brasileira e as consequências desse fenómeno climático.
A) Região Norte - elevação das pluviosidades e redução dos incêndios florestais.
B) Região Nordeste - a estação chuvosa se prolonga e as temperaturas declinam acentuadamente.
C) Região Centro-Oeste - chuvas torrenciais e quedas bruscas de temperaturas.
D) Região Sudeste - elevadas pluviosidades durante todo o ano e quedas bruscas de temperaturas no inverno
E) Região Sul - maior ocorrência de chuvas e elevação da temperatura.

Questão 04 - ENEM 2020 Digital - Os fundamentos da meteorologia tropical, como mostrou Richard Grove, foram estabelecidos durante o grande El Niño de 1790-91, que, além de levar a seca e a fome a Madras e Bengala, desmantelou a agricultura em várias colônias caribenhas da Inglaterra. Pela primeira vez, medições meteorológicas simultâneas, milhares de milhas distantes entre si, sugeriram que aquelas condições de tempo extremo talvez estivessem associadas em todos os trópicos — uma ideia que só seria completamente desenvolvida durante a seca global de 1876-78. 

DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2002. 

O fenômeno climático citado ocorre periodicamente e tem como causa o aumento da 
a) atuação da Massa Equatorial Continental. 
b) velocidade dos ventos no Hemisfério Sul. 
c) atividade vulcânica no Círculo do Fogo. 
d) temperatura das águas do Pacífico. 
e) liquefação das geleiras no Ártico.

Questão 05 - UFRR 2017 - Sobre o fenômeno El Niño e seus efeitos, considere as afirmações abaixo:
I. Trata-se de um fenômeno caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico em baixas latitudes;
II. O El Niño pode afetar o clima global, mudando os padrões de vento e afetando os regimes de chuva em diversas partes do mundo;
III. O Brasil não é afetado pelos efeitos do El Niño, mas sim pelo fenômeno La Niña, que traz chuva ao sertão nordestino e estiagem prolongada da região Sul; 
IV. Em Roraima, o El Niño prolonga os períodos de estiagem e diminui a pluviosidade ao longo do ano. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
B) Apenas a afirmação III está correta;
C) As afirmações I, II e IV estão corretas;
D) As afirmações I, II, III e IV estão corretas;
E) Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Questão 06 - Cefet-CE 2006 - O ............................... é um importante fenômeno climático global, decorrente do aquecimento de grandes quantidades de água do oceano Pacífico e, consequentemente, mudanças no regime dos ventos alísios. 
O texto se refere: 
a) Furacão 
b) El Niño 
c) Frente Fria 
d) Massa de Ar 
e) Tectonismo

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - E
04 - D
05 - C
06  - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...