PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FGV-SP 2012 - Independente da justa reivindicação, legitimada por títulos e direitos inalienáveis com respeito à soberania

FGV-SP 2012 - “Independente da justa reivindicação, legitimada por títulos e direitos inalienáveis com respeito à soberania argentina das ilhas Malvinas, hoje, depois de 30 anos do desembarque nas ilhas, há um fato impossível de negar: como a ditadura inventou uma operação bélica para lavar a cara do processo que a Argentina vivia desde 1976 e como os meios de comunicação da época, unânimes e submissos, por medo ou censura, contribuíram na construção deste relato. [...] ‘Hoje é um dia glorioso para a pátria’ ou ‘As Malvinas em mãos argentinas’, foram algumas das manchetes da imprensa daqueles dias de guerra, dias em que o ex-capitão de Fragata Alfredo Astiz – condenado à prisão perpétua por crimes de lesa humanidade - içava a bandeira argentina nas ilhas em dis - puta.” 
Francisco Luque, http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm? materia_id=19897 
Considerando os argumentos do texto e os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta: 
a) Os meios de comunicação cumpriram um papel fundamental na construção do relato da guerra das Malvinas, há 30 anos. 
b) A reivindicação sobre as ilhas Malvinas teve início com a instauração da ditadura militar argentina. c) A vitória na guerra das Malvinas representou um momento decisivo na história política argentina recente. 
d) Com a democratização, a Argentina tornou-se refratária ao ideário nacionalista que levou à guerra. 
e) Durante o conflito, o discurso montado pela ditadura foi duramente criticado pela imprensa argentina.

RESPOSTA:
Letra A.

Ao final dos anos 1970, o governo militar golpista argentino, em crise política e econômica, lança mão de uma jogada populista para “unir” o povo em torno de um ideal comum: a reivindicação do território das Ilhas Malvinas. Essas ilhas, que eram controladas pelo governo da Grã Bretanha desde o século XIX (que as chama de Ilhas Falklands), foram invadidas pelo exército argentino em 1982 tal ação recebeu o apoio da imprensa argentina, que, censurada, não tinha outra opção que não apoiar o governo militar. Uma força expedicionária britânica derrotou os argentinos em 15 dias de combate, o que acabou colaborando para a futura queda do governo militar. O assunto continua em discussão até hoje e é utilizado pelo atual governo argentino como um ponto de honra de seu governo nacionalista.

Nenhum comentário: