PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - URCA 2016/1 - Diversos países europeus e os Estados Unidos, no final do século XIX saíram em busca de locais

URCA 2016/1  - Diversos países europeus e os Estados Unidos, no final do século XIX saíram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 foi realizado o Congresso de Berlim, quando os países europeus imperialistas organizaram e estabeleceram regras para a exploração da África. Na divisão territorial, a cultura e as diferenças étnicas dos povos africanos não foram respeitadas. O resultado da ação imperialista das grandes potências industriais foram vários conflitos. Assinale a alternativa que trata corretamente de um destes conflitos e seus resultados: 
a) O governo da Espanha, que ainda colonizava a América Latina desde o século XV, ao perceber a importância de Cuba no mercado mundial, invadiu o território, que, à época, era dominado pelos Estados Unidos. Após este confronto, as tropas espanholas tiveram que ceder lugar às tropas norte-americanas. Em 1898, as tropas espanholas foram novamente vencidas pelas norte-americanas, e, desta vez, a Espanha teve que ceder as Filipinas aos Estados Unidos. 
b) A Guerra do Ópio (18401842) foi iniciada pelos chineses após as autoridades inglesas, que já sabiam do mal causado por esta substância, terem queimado uma embarcação chinesa cheia de ópio que navegava em direção à Europa. Depois de ser derrotada pelas tropas britânicas, a China, foi obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, que favorecia os ingleses em todas as clausulas. 
c) Em 1894, a Rússia declarou guerra à China e passou a controlar a região da Manchúria. Igualmente interessados na exploração da mesma região, os japoneses iniciaram a Guerra China-Japão, de 1904.Após confirmar a dominação sob a Manchúria, os chineses também disputaram regiões do oceano Pacífico com os EUA, o que acarretou em conflitos entre essas potências, entre as décadas de 1930 e 1940. 
d) As guerras dos bôeres (ou guerras dos bôers) foram dois confrontos armados na atual África do Sul que opuseram aos colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, ao exército britânico, que pretendia se apoderar das minas de diamante e ouro naquele território. Em consequência das guerras foi criada a União Sul-Africana, através da anexação das repúblicas boeres do Transvaal e do Estado Livre de Orange às colônias britânicas do Cabo e de Natal. 
e) Resistindo historicamente ao processo de ocupação, desde o século XVI, a China conseguiu impedir por séculos a dominação de seus territórios. Somente na segunda metade do século XIX, as tropas militares estadunidenses conseguiram forçar a abertura econômica. Com a entrada dos valores e conceitos da cultura ocidental na China, ocorreu uma reforma político-econômica que industrializou a economia e as instituições do país, fato que ficou conhecido como a Revolução Meiji.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: