PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a Guerra do Vietnã - com gabarito

Questão 01 - ENEM PPL 2010
A foto revela um momento da Guerra do Vietnã (1965-1975), conflito militar cuja cobertura jornalística utilizou, em grande escala, a fotografia e a televisão. Um dos papéis exercidos pelos meios de comunicação na cobertura dessa guerra, evidenciado pela foto, foi 
a) demonstrar as diferenças culturais existentes entre norte-americanos e vietnamitas. 
b) defender a necessidade de intervenções armadas em países comunistas. 
c) denunciar os abusos cometidos pela intervenção militar norte-americana. 
d )divulgar valores que questionavam as ações do governo vietnamita. 
e) revelar a superioridade militar dos Estados Unidos da América.

Questão 02 - UNICAMP 2011 - Para muitos norte-americanos, Vietnã é o nome de uma guerra, não de um país. Os vietnamitas parecem figuras sombrias, sem nome nem rosto, vítimas desamparadas ou agressores cruéis. A história começa apenas quando os Estados Unidos entram em cena. (Adaptado de Marvin E. Gettleman et. alli (Ed.), Vietnam and America: a documented history. New York: Grove Press, 1995, p. xiii.) 
Esse desconhecimento dos norte-americanos quanto a seus adversários na Guerra do Vietnã pode ser relacionado ao fato de os norte-americanos 
a) promoverem uma guerra de trincheiras, enquanto os vietnamitas comunistas movimentavam seus batalhões pela selva. Contando com um forte apoio popular, os Estados Unidos permaneceram por anos nesse conflito, mas não conseguiram derrotar os vietnamitas. 
b) invadirem e ocuparem o território vietnamita, desmantelando os batalhões comunistas graças à superioridade americana em treinamento militar e armamentos. Apesar do apoio popular à guerra, os Estados Unidos desocuparam o território vietnamita. 
c) desconhecerem as tradições dos vietnamitas, organizados em torno de líderes tribais, que eram os chefes militares de seus clãs. Sem ter um Estado como adversário, o conflito se arrastou e, sem apoio popular, os Estados Unidos acabaram se retirando. 
d) encontrarem grande dificuldade em enfrentar as táticas de guerrilha dos vietnamitas comunistas, que tinham maior conhecimento territorial. Após várias derrotas e sem apoio popular em seu próprio país, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Vietnã.

Questão 03 - ENEM PPL 2009 - A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX, envolveu as guerrilhas do Vietnã do Sul e o governo comunista do Vietnã do Norte. O conflito atingiu maiores proporções com a participação dos Estados Unidos da América (EUA) ao lado das tropas do Vietnã do Sul. Entretanto, foi também uma guerra com imagens, que divulgavam, amplamente e de forma crua, o sofrimento da população civil — crianças com os corpos queimados por napalm, mulheres violentadas, velhos feridos — e de jovens soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados. Considerando-se o fato histórico descrito, é correto afirmar que 
a) o Vietnã do Sul usava, na guerra, os mesmos métodos de combate dos comunistas do Vietnã do Norte. 
b) os EUA tinham interesse direto na guerra, por sua aliança estratégica com o governo comunista do Vietnã do Norte. 
c) os civis, por serem ativos colaboradores dos comunistas do Vietnã do Norte, foram considerados alvos legítimos. 
d )a imprensa, ao divulgar os fatos ocorridos, colocou a opinião pública dos EUA contra a guerra, o que pressionou ativamente o seu fim. 
e )a violência contra a população civil e o emprego de armas químicas são recursos de guerra aos quais se deve recorrer com moderação.

Questão 04 - UNESP 2018/1 - A participação norte-americana na Guerra do Vietnã, entre 1961 e 1973, pode ser interpretada como 
a) uma ação relacionada à defesa da liberdade, num contexto de expansão do anarquismo nos continentes asiático e africano. 
b) um recuo na política de boa vizinhança que caracterizou a ação diplomática e comercial dos Estados Unidos após a Segunda Guerra 
c) a busca de recursos naturais e fontes de energia que ampliariam a capacidade de produção de armamentos nos Estados Unidos. 
d) o esforço de contenção da influência soviética sobre a China, o Japão e os países do Sul e Sudeste asiático 
e) um movimento dentro da lógica da Guerra Fria, voltado ao fortalecimento da posição geoestratégica dos Estados Unidos.

Questão 05 - UECE 2011 - A Guerra do Vietnã, além de representar uma das faces da Guerra Fria, é considerada uma derrota militar dos Estados Unidos. Resultou na morte de crianças, jovens e velhos vietnamitas, assim como, de um grande número de jovens norte-americanos. Sobre esse conflito, assinale a afirmação verdadeira. 
a) Apesar de difícil inicialmente, a Guerra do Vietnã, foi um desafio superado pelos Estados Unidos. 
b) O conflito vietnamita foi polarizado apenas entre os EUA e o Vietnam sem o auxílio de outros países. 
c) A Guerra do Vietnã representou a luta entre uma grande potência capitalista e um país do Terceiro Mundo. 
d) O conflito foi considerado justo pela população americana que não organizou mobilizações de protestos pacifistas.

Questão 06 - FACERES 2019/1 - Leia abaixo um trecho da letra de Gente fina, canção composta por Rita Lee em 1973:

Eu sei que você
Está com medo de entrar
Não não não não não
E o que vão pensar
Não não não não não
Vai se misturar
Com esses meninos cabeludos
Que só pensam em tocar
E você escuta o papai dizendo
Que gente fina é outra coisa
É outra coisa
Mas gente fina é outra coisa
(...)

Outro dia eu te vi
Pensei que fosse seu pai
Não não não não não
Que decepção
Não não não não não
Fiquei triste de ver
A sua vida começando pelo lado errado
E você está acreditando mesmo
Que gente fina é outra coisa
Mas gente fina é outra coisa

Na época, a canção foi vetada pela Divisão de Censura e Diversões Públicas, do Ministério da Justiça, pois poderia acarretar “uma desagregação social e familiar”.
De acordo com o texto e o seu contexto, é correto afirmar que: 
a) Os órgãos repressores da ditadura militar censuraram esta canção por motivos partidários, pois a vadiagem era defendida pelo Partido Comunista. 
b) Além de política, a ditadura era moral. Os discursos que contrastavam com a suposta ordem estabelecida eram reprimidos. 
c) De acordo com a letra, “os meninos cabeludos que só pensam em tocar” eram o exemplo da ordem estabelecida, sem contestações. 
d) A letra da música foi vetada pelos órgãos repressores da ditadura pois ela estimulava a manutenção do modelo patriarcal de família. 
e) A letra retrata uma decepção com alguém que prometia se espelhar no próprio pai, mas começou a vida pelo lado errado.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - D
04 - E
05 - C
06 - B

Nenhum comentário: