Questão 01 - UFF 2000 - A partir da década de 30, a chamada “política de boa vizinhança” inaugurada pelos Estados Unidos significou, para a América Latina, a imposição de padrões culturais norte-americanos. Assinale a opção que se refere, incorretamente, a este processo.
(A) A “política de boa vizinhança” exerceu um papel fundamental nos hábitos brasileiros, facilitando a introdução do consumo de massa.
(B) No caso brasileiro, o cinema, dito popular e conhecido como “chanchada”, era uma expressão de retomada das características culturais brasileiras que, entretanto, sofreu a influência dos valores americanos.
(C) Carmen Miranda é o exemplo típico de uma artista cujo sucesso deveu-se, exclusivamente, à política de aproximação adotada pelos EUA.
(D) A indústria cinematográfica norte-americana influiu nos hábitos e costumes da população urbana latino-americana.
(E) A política de alinhamento brasileiro aos interesses norte-americanos teve como desdobramento os incentivos ao desenvolvimento industrial.
Questão 02 - UECE 2010 - A política da boa vizinhança, capitaneada pelos EUA entre 1933 e 1945, procurou desenvolver estratégias objetivando estreitar as relações comerciais, políticas e culturais com a América Latina. Recorrendo aos meios de comunicação de massa (cinema, revistas e jornais), procurou popularizar a ideia de união entre as Américas. Sobre o tema, assinale o correto.
a) Personagens como Pato Donald, Zé Carioca e Panchito, criados por Walt Disney, representaram subliminarmente seus países de origem com suas características próprias.
b) A indústria cultural americana, especialmente Hollywood, entre 1933 e 1945, negou-se a possíveis aproximações com outros países da América Latina.
c) A política de boa vizinhança foi conduzida por meio das negociações políticas entre os dirigentes dos países do continente americano, sem a preocupação cultural.
d) Os meios de comunicação de massa foram utilizados pelos americanos em sua busca de liderança nas três Américas somente após a Segunda Guerra Mundial.
Questão 03 - FGV-SP - A imagem retrata um episódio de 1943, na cidade de
Natal: a presença do presidente do Brasil, Getúlio Vargas,
e do presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.
Tal episódio faz parte de um contexto mais amplo,
representado pela Política de Boa Vizinhança, que se
constituiu em uma
a) forte mobilização dos governos dos Estados Unidos e
do Brasil no sentido de uma inédita colaboração
econômica, materializada na oferta estadunidense de
tecnologia para a recente indústria automobilística
brasileira e a remessa de aço para as indústrias dos
Estados Unidos.
b) ação conjunta do governo e de grandes empresários
norte-americanos para auferir grandes lucros no Brasil
e na América Latina por meio de investimentos diretos
em equipamentos urbanos, especialmente o transporte
público e a produção e distribuição de energia.
c) nova postura diplomática e comercial dos Estados
Unidos para a América Latina, especialmente para a
Argentina, o Brasil e o México, que articulavam um
bloco político-econômico com o intuito de estabelecer
relações mais efetivas com a Inglaterra e a França.
d) reordenação radical da política externa brasileira, que
passou a ser pautada pelo pragmatismo econômico, no
qual o governo Vargas procurava as melhores
condições para garantir o desenvolvimento da indústria
de base, alternando aproximações entre os Estados
Unidos e a Inglaterra.
e) prática diplomática estadunidense para a América
Latina, que abandonou o intervencionismo, optando
pela negociação diplomática e o auxílio econômico e
militar, como o empréstimo para a construção de uma
siderúrgica no Brasil, a fim de limitar a influência
europeia na região.
Questão 04 - PUC-Campinas 2017 - Não há dúvida de que a Semana havia sido concebida pelos seus idealizadores para causar furor, marcar uma data, gerar atritos e instaurar-se como marco simbólico de uma transformação. Sem reações de desagrado, sem polêmica e sem vaias, o plano corria o risco de naufragar. A imprensa, aliás, já tocara na ferida, na cobertura da primeira noite, ao notar que a expectativa hostil do público se transformara em aplausos – o oposto do que se esperava de um acontecimento futurista (...). (GONÇALVES, Marco Augusto. 1922. A semana que não terminou. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 299)
Na América Latina, a grande imprensa, bem como outros veículos de massas, participou de campanhas e programas que buscavam valorizar a imagem dos Estados Unidos no continente. Isso foi notório durante a
a) Política da Boa Vizinhança, lançada com o objetivo de favorecer a recuperação dos EUA em relação aos efeitos da crise de 1929 por meio de acordos internacionais para obtenção de matéria-prima, e por meio de ações diversas de cooperação.
b) Operação Condor, uma articulação dos movimentos de oposição aos regimes militares latino-americanos que contou com apoio dos Estados Unidos a fim de condenar os governos autoritários e defender a democracia.
c) Aliança para o Progresso, logo após a II Guerra, quando o governo dos EUA instalou em vários países latino-americanos sucursais do Office of the Coordinator Inter-American Affairs, agência encarregada de promover programas de cooperação econômica e cultural.
d) Operação Brother Sam, ação das Forças Armadas norte-americanas no litoral brasileiro para garantir a posse de João Goulart, quando houve a renúncia do presidente Jânio Quadros.
e) Operação Pan-Americana (OPA), implementada pelo presidente John Kennedy para deter o avanço do “perigo vermelho” e a luta armada na América Latina, após a revolução em Cuba ter optado pelo regime socialista, em 1959.
Questão 05 - Mackenzie 2016/1 -
“Assim, Nelson Rockefeller convenceu Walt Disney (...) a filmar na América Latina, do que resultaram os desenhos Alô, Amigos (1943) e Você já foi à Bahia? (1945) e o personagem do papagaio Zé Carioca. E foi também Rockefeller quem literalmente intimou Orson Welles (...) a largar o que estava fazendo (...) e ir ao Rio para rodar um filme sobre o Carnaval, chamado It’s all true”. Ruy Castro. Carmen Miranda: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p.333 O texto e a imagem demonstram a adesão da RKO – estúdio de cinema pertencente à família Rockefeller que distribuía os filmes de Disney e Welles – à Política da Boa Vizinhança. A respeito de tal Política, fazem-se as seguintes afirmações:
I. Surgida na década de 1930, consistiu em uma nova estratégia de relacionamento dos Estados Unidos com a América Latina, abandonando a prática intervencionista predominante desde o final do século XIX.
II. A negociação diplomática e a colaboração econômica e militar aos países latino-americanos tornaram-se seus marcos de ações, dificultando a presença econômica da Alemanha nazista na região.
III. A adesão de estúdios de Hollywood à Boa Vizinhança possibilitaria compensar a perda de mercado cinematográfico dos Estados Unidos nos países dominados pelo Eixo.
Assinale
a) se apenas a afirmativa I está correta.
b) se apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) se todas as afirmativas estão corretas.
d) se apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) se apenas as afirmativas I e III estão corretas.
GABARITO
01 - C
02 - A
03 - E
04 - A
05 - C
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