PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - UFU 2009/2 - Os três primeiros anos da década de 1970 constituíram-se num dos momentos mais significativos na história do Chile

UFU 2009/2 - “Os três primeiros anos da década de 1970 constituíram-se num dos momentos mais significativos na história do Chile contemporâneo. As atenções de boa parte do mundo volitaram-se para aquele país que, com a ascensão de Salvador Allende à presidência da República, passava a viver uma situação inédita. Pela primeira vez na História um presidente declaradamente marxista chegava ao poder através de eleições gerais e livres e propunha implantar o socialismo como resultado da aplicação de seu programa eleitoral.” 
AGGIO, Alberto. Democracia e Socialismo; a experiência chilena. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993. p.15. 
Sobre a experiência chilena, assinale a alternativa INCORRETA 
a) A estabilidade política do Chile, entre as décadas de 1930 e 70, caracterizava-se pela hegemonia política da Democracia Cristã, pela prática de eleições indiretas e pelo sistema bipartidário mais bem estruturado do continente. 
b) Nos anos de 1960, os segmentos da esquerda procuraram responder ao processo de expansão da cidadania política das classes subalternas com uma proposta de profundas mudanças na sociedade chilena. c) O governo da Unidade Popular tinha como objetivo abrir caminho para a implantação do socialismo, sem a necessidade de uma ruptura da institucionalidade democrática vigente no Chile. 
d) A queda do governo da Unidade Popular representou para o Chile o final de um longo percurso de vida democrática, emergindo, a partir daí, uma configuração profundamente distinta entre Estado e sociedade.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: